O maior desafio enfrentado pelos gestores é manter a equipe altamente engajada. E uma das melhores maneiras para conseguir isso é por meio do plano de bonificação para funcionários por resultados.
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Seu principal objetivo é valorizar os colaboradores que atingiram as metas estabelecidas. Vale dizer que essa bonificação não precisa ser exclusivamente em dinheiro.
Ela pode ser uma viagem ou qualquer outro benefício que seja gratificante para quem a recebe. A ideia é inspirar os funcionários a darem o melhor, aumentando a motivação para o trabalho.
É isso o que você busca? Então você veio ao lugar certo. Neste artigo, mostraremos a importância do plano de bonificação para funcionários os tipos existentes, bem como a melhor forma de implantá-lo na sua empresa.
A bonificação por resultados é um tipo de remuneração variável. A Siteware preparou para você uma planilha 100% gratuita e automatizada que ajuda a fazer esse cálculo. Baixe agora:
O plano de bonificação para funcionários é uma gratificação usada pelos gestores como adicional ao salário fixo relativo ao cumprimento das metas pré-estabelecidas. Ou seja, para que o colaborador a receba, ele precisa atingir um objetivo em um período previamente traçado.
A bonificação por resultados é estratégia amplamente conhecida entre os profissionais de RH é amparada na literatura acadêmica da área. O que isso significa? Que ela possui resultados e benefícios comprovados.
Alguns autores apontam que os principais talentos do mercado procuram empresas que já adotam o plano de bonificação para funcionários em sua cultura organizacional. E os benefícios pagos podem ser os mais variados, como:
É importante que o bônus da bonificação por resultados seja separado dos aumentos salariais e de outras benesses como o vale-transporte e vale-alimentação. Afinal, a ideia é que ele seja correlacionado com um objetivo específico.
O maior benefício do plano de bonificação para funcionários é melhorar o engajamento dos colaboradores, atraindo e retendo os melhores talentos do mercado na empresa. Como consequência, a organização aumenta sua produtividade.
Quando os funcionários têm a perspectiva de ganhar mais, eles se dedicam mais ao trabalho, acordam mais animados e, consequentemente, até o clima organizacional melhora.
Além disso, a motivação tem uma forte relação com a criatividade. Colaboradores motivados colaboram com mais ideias para aperfeiçoar produtos, serviços ou técnicas de vendas.
O capital humano é o bem mais precioso de uma organização. Por isso, quanto menor for a rotatividade, melhores serão os resultados alcançados pela empresa.
E o programa de bonificação por resultados é uma excelente maneira de diminuir o turnover, pois, os colaboradores compreendem que a empresa reconhece o esforço deles e que, quanto mais produzirem, mais vão ganhar.
Outro benefício muito importante que o plano de bonificação para funcionários oferece é o aumento da produtividade. Até porque, a gestão define metas muito claras que são mensuradas por métricas.
Isso ajuda a entender como o colaborador está evoluindo, bem como se ele atingirá os resultados esperados. Fora isso, o bônus contribui para que os colaboradores tenham uma maior clareza sobre o que os gestores esperam dele.
A consequência é que há mais engajamento em torno da meta estabelecida, fazendo o time usar todo o potencial para alcançá-la.
Veja o caminho para aumentar a sua produtividade:
Ainda que o plano de bonificação para funcionários seja positivo , é essencial ter alguns cuidados durante sua implementação. Afinal, é preciso equilibrar metas individuais e coletivas para evitar a competição interna ou a definição de objetivos praticamente impossíveis de alcançar.
Além disso, outros problemas podem resultar de um o plano de bonificação mal-elaborado, como:
Na bonificação por resultados o problema principal na implementação desestruturada do benefício é determinar metas inatingíveis. Isso porque, ao invés de motivar o colaborador, elas podem desmotivá-lo e, até mesmo, desencadear a síndrome de burnout.
Não alcançar metas gera frustração no funcionário. Nesse sentido, ao elaborar um objetivo, pense se ele é atingível.
O plano de bonificação para os colaboradores é bom, mas não pode acontecer fora de um contexto. Ou seja, ele deve vir acompanhado por um plano de desenvolvimento individual (PDI).
O funcionário precisa não só receber as recompensas pontuais pelo seu trabalho, como também ter um plano de crescimento bem desenhado.
O gestor deve ter em mente que se um colaborador bater as metas constantemente, ele tem expectativas de ser promovido. E, se isso não acontecer, o plano de bonificação para funcionários não será suficiente para mantê-lo motivado a longo prazo.
As bonificações por resultados muito frequentes também podem ser prejudiciais ao negócio. Pois elas deixam de ser desafiadoras para se tornarem corriqueiras, impactando diretamente o engajamento do colaborador.
Por isso, é preciso que o plano de bonificação para funcionários tenha um objetivo estratégico, incentivando a mudança de comportamento, a troca de experiências e a melhoria no relacionamento interpessoal.
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Existem diferentes tipos de bonificação que podem ser adotados. Dentre as mais comuns estão:
O bônus é apenas um dos tipos de remuneração variável. Veja outros nesta tabela:
A bonificação sazonal é um presente dado aos colaboradores em uma época específica do ano. Ela é oferecida para mostrar o sentimento de gratidão que a empresa tem pelo funcionário.
Por ser não ser uma bonificação por resultado, vale apontar que nem sempre esse tipo de bônus é relacionado a uma meta, mas em alguns casos pode ser. Por exemplo, um gestor pode estipular um objetivo anual para o seu time.
Ao chegar no final do ano, se o resultado foi alcançado, os colaboradores são recompensados com uma cesta de produtos, uma viagem ou qualquer outro tipo de presente.
O bônus fixo é normalmente adicionado ao salário. Essa bonificação por resultados costuma ser mensal e atrelado a um objetivo claramente definido. É importante dizer que o bônus fixo pode ser relacionado a uma meta individual ou coletiva do departamento.
Um ponto de atenção é que a conquista precisa ser desafiadora. Assim sendo, o colaborador não pode interpretá-lo como uma extensão da sua renda sem a exigência de esforço para isso.
A bonificação de performance é concedida de acordo com o desempenho individual de cada um. Ela é uma recompensa pela alta produtividade apresentada.
A ideia dessa bonificação por resultados é incentivar os funcionários a serem mais produtivos e a entregarem resultados melhores. Ainda que muitos gestores acreditem que ela crie um sentimento de competição, quando bem implementada, ela traz inúmeros benefícios para a empresa.
O principal deles é o aumento da produtividade e, consequentemente, do lucro. O outro é a motivação do próprio colaborador que cresce substancialmente.
Alguns gestores, para evitar uma competição agressiva, atribuem um bônus de bonificação por resultados por metas de equipe em conjunto com a bonificação de performance.
Isso estimula a cooperação entre os trabalhadores, ou seja, um ajuda o outro a bater suas metas individuais para que no final todos desfrutem das metas de equipe também.
Outra forma interessante de bonificação por resultados são as comissões. Elas também estão altamente atreladas ao desempenho. Afinal, quanto mais um colaborador produz, maior será o seu ganho no final do mês.
Geralmente esse tipo de remuneração é dado ao profissional de vendas e de produção. Mas há gestores que estipulam pequenas comissões gerais como forma de todos se unirem para aumentar as vendas.
Quer saber como funciona a remuneração variável? Então assista a esse vídeo que separamos para você 👇
Do ponto de vista jurídico é preciso não confundir bonificação com remuneração salarial. De acordo com o artigo 457 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), fora o salário, uma organização pode dispor de uma remuneração a mais.
A bonificação, nesse caso, é usada para recompensar um esforço a mais que o colaborador fez, ao passo que a remuneração salarial é a venda mensal da sua força tarefa para a empresa.
A prática da bonificação ganhou muito espaço nos últimos tempos entre os autores de gestão de pessoas, uma vez que ela melhora o desempenho da equipe e cria um ambiente de trabalho focado em resultados.
É importante destacar que os prêmios obtidos devem ser separados do salário. E como não há um limite de valores disposto em lei, o gestor pode criar o próprio plano de bonificação para sua empresa.
Para trabalhar com o plano de bonificação para funcionários, os gestores precisam estabelecer critérios e elaborar um planejamento. Para isso, é necessário se atentar há alguns aspectos como:
Uma consideração para implantar um plano de bonificação por resultados é conhecer o perfil do time. Entender o que motivaria os colaboradores a vestirem a camisa da empresa.
Questione o desejo de cada um e entenda o que os desafiaria dentro do dia a dia de trabalho para acordarem com aquela vontade de vencer.
O orçamento de uma empresa não é infinito. Por isso, é preciso delimitar qual será o valor destinado para o programa de bonificação por resultados.
Esse valor precisa ser analisado com base no retorno que a organização terá sobre a meta que o colaborador atingir.
O retorno sobre a meta tem que seguir um planejamento estratégico. Ou seja, se o colaborador atingir esse resultado, ele terá uma remuneração extra. Mas qual será o ganho da empresa?
Essa determinação é crucial para definir o orçamento para o programa, bem como os treinamentos disponibilizados para que o funcionário alcance as suas metas.
Veja mais sobre a remuneração variável:
A melhor maneira para trabalhar com bonificação por resultados é ter metas bem definidas. Um método muito usado pelos gestores é o sistema SMART que significa:
A meta do plano de bonificação deve ser específica. Isso quer dizer que o colaborador precisa ter clareza ao saber onde a empresa quer que ele chegue.
Além disso, é essencial que ele saiba o que ganhará ao atingir esse objetivo, e que esse prêmio realmente faça sentido em sua vida.
A meta precisa ser mensurável, com um prazo para ser alcançada, uma quantidade esperada, o tempo até esse prazo e o custo.
Quanto mais realista ela for, melhor. É uma maneira, inclusive, de o funcionário planejar sua rotina com base no atingimento desse objetivo.
Toda meta precisa ser realista. Caso contrário, ela terá o efeito reverso, ou seja, em vez de motivar o colaborador ela o desmotivará ainda mais.
Portanto, é preciso que o objetivo seja desafiador e que o funcionário use suas habilidades ao máximo para alcançá-lo. No entanto, não pode ser algo que desgaste o cotidiano dos membros da equipe.
Os objetivos têm que ser relevantes. Caso contrário não há razão para existir. Levante os seguintes questionamentos:
A resposta para essas questões mostrará se aquele objetivo é realmente relevante ou não.
Por fim, a meta tem que ter um prazo final. Com prazo bem definido, a empresa saberá como está o andamento dela, criando assim métricas e indicadores.
Fora que um colaborador pode estar mais à frente que outro e a organização terá mais facilidade para promover o engajamento por meio de estratégias bem delimitadas.
O cálculo da bonificação por resultados pode ser feito de inúmeras formas. Até porque, tudo depende dos objetivos da empresa, da meta estipulada, da equipe etc.
No entanto, independentemente de qualquer coisa, é essencial contar com um bom sistema de remuneração variável para efetuar o cálculo. Ele oferece personalização de fórmulas para descobrir o valor da bonificação.
Como? É só inserir os indicadores escolhidos que condicionam o pagamento do bônus. Esse sistema de avaliação de desempenho individual permite o acompanhamento em tempo real das métricas de cada profissional, podendo alinhar as metas individuais com as coletivas.
Estamos falando do STRATWs One, que se adapta ao sistema de remuneração variável da sua empresa, calculando de forma ágil e assertiva o cálculo do plano de bonificação para funcionários escolhido pelo gestor. Faça uma demonstração gratuita e descubra como ele contribui com o sucesso corporativo!
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