A gestão de projetos aplicados à construção civil colabora para que uma obra seja concluída dentro do prazo, mesmo diante de imprevistos.
Em 2021, o Brasil experimentou uma grande alta de custo dos insumos básicos da construção, exigindo dos gestores um gerenciamento ainda mais eficaz.
Entretanto, apesar da alta no custo, o PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil cresceu 9,7% nesse mesmo ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A expectativa é que a expansão do setor perdure durante todo ano de 2022, fazendo com que a gestão de projetos aplicados à construção civil tenha uma maior procura.
E se você está em busca de melhorar as práticas de gestão da sua construtora, esse artigo foi feito para você.
A gestão de projetos é um processo essencial em empresas que buscam eficiência. Por isso, separamos para você um artigo com os 6 melhores softwares para gestão de projetos: Softwares para gestão de projetos: 6 dicas para alcançar melhores resultados
A gestão de projetos aplicado à construção civil nada mais é que administrar as etapas de todos elementos que integram o projeto de uma obra. Esse gerenciamento engloba orçamentos, prazos a serem cumpridos, mão de obra, materiais que serão usados em cada fase e por aí vai.
Essa administração precisa se apoiar em alguns pilares para ter sucesso como: planejamento, gestão de pessoas, gestão de riscos e a gerência da obra.
Além disso, na hora de fazer o planejamento, é preciso considerar os imprevistos durante o percurso, como chuvas torrenciais, aumento da matéria-prima, faltas injustificadas etc.
A construção civil é dividida em diversas etapas e projetos. Os projetos podem ser os mais variados, indo desde a construção de uma casa de pequeno porte até um grande prédio.
Cada projeto tem as suas peculiaridades. Entretanto, um fato da indústria da construção civil que a diferencia das demais indústrias é o seu caráter nômade.
Ou seja, cada novo empreendimento é feito em um novo canteiro de obras, e isso se altera constantemente de acordo com a fase da produção e a evolução da construção.
Além disso, como em cada projeto se tem uma praça de trabalho “provisória” para a fabricação de produtos finais, a sua organização em todas as fases é fundamental.
Leia também: Softwares para gestão de projetos: 6 dicas para alcançar melhores resultados
A gestão da construção civil é considerada um projeto pelo fato de ter um início, meio e fim em um determinado período de tempo.
Isso é diferente de uma indústria que produz um produto constantemente. Ou seja, a construção vai desde a etapa inicial até a final e acaba ali.
Portanto, cada obra é um projeto. Até porque, não há uma construção igual a outra, embora as fases possam ser uniformizadas.
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A gestão da construção civil pode ser feita usando algumas metodologias já consolidadas. Uma delas é o PMBOK, que consiste na sistematização de técnicas e conceitos ligados à administração dos projetos.
Essa metodologia envolve basicamente três conceitos: o ciclo de vida, o processo de gestão e a área do conhecimento associada ao projeto.
É importante frisar que o PMBOK pode ser usado em diversos tipos de projeto por ser um guia adaptável que abrange os critérios mais relevantes de um bom gerenciamento. Resumidamente, essa metodologia envolve:
Ao seguir essa metodologia, o gestor passa a ter uma visão prática do gerenciamento da obra, podendo estabelecer melhor a segurança no canteiro de obras, o controle financeiro e as práticas sustentáveis.
A gestão de projetos pode ser aplicada em uma obra de pequeno porte seguindo a mesma metodologia, embora em escalas diferentes.
No entanto, é preciso ter uma grande atenção ao cronograma e os custos relacionados a cada etapa da obra, assim como a mão de obra necessária.
Dentro do cronograma é possível pensar que haverá os serviços preliminares que envolvem a limitação no canteiro, marcação de recuos etc.
Depois começa a movimentação da terra para regular o terreno para então entrar na etapa das fundações que mudam de acordo com o projeto.
Na sequência vem a etapa de estrutura. Geralmente uma grande obra opta por produtos pré-moldados, ao passo que uma pequena obra usará tijolos e cimento.
Por fim, a obra entra na etapa de alvenaria e revestimento. Note que cada fase exige um determinado tipo de condução e de matéria-prima, e por isso o planejamento inicial com definição do cronograma ajuda a obra a não emperrar em alguma dessas fases.
Se você quiser saber um pouco mais sobre as etapas de uma obra de pequeno porte, dá só uma conferida neste vídeo logo abaixo 👇
A melhor maneira de fazer o planejamento de projetos e obras é aplicando uma metodologia, conforme vimos.
Entretanto, passada a fase de planejamento, é preciso acompanhar o projeto para avaliar se ele está saindo conforme o planejado.
E para que esse acompanhamento tenha uma mensuração, o melhor caminho é contar com uma ferramenta de análise de indicadores. Afinal, um software de gestão vai ajudar a identificar pontos durante a obra que fugiram do planejado e precisam de melhorias.
Além disso, os indicadores podem mostrar a necessidade de se refazer o planejamento e se antecipar a eventuais problemas que podem acontecer, como o aumento da matéria-prima no meio da obra, assim como escassez de mão-de-obra.
Uma ferramenta disponível no mercado que pode ajudar na gestão de projetos aplicados à construção civil é o STRATWs One. Com ele você passa a ter indicadores para evitar atrasos e entregar a obra ao cliente com altíssima qualidade. Conheça e surpreenda-se.
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