Você sabe como definir valores de uma empresa? As pessoas querem que os valores de sua empresa sejam respeitáveis e intocáveis. No entanto, bons líderes devem saber que eles precisam ser bem estruturados e implementados na cultura organizacional.
Quando isso não acontece, os valores viram apenas uma fachada da organização, e os gestores acabam sentindo os efeitos negativos desse comportamento na equipe, que podem surgir em forma de ressentimento e indiferença.
O resultado doloroso desse mau uso, de acordo com estudos, é que apenas 23% dos funcionários aplicam os valores de sua organização em seu trabalho todos os dias, além de apenas 27% acreditarem nos mesmos.
Por isso, é fundamental saber como definir valores de uma empresa e divulgá-los adequadamente. Existem muitas condições importantes que demonstram o poder de valores bem definidos, mas três se destacam:
Os valores têm o poder de gerar mudanças significativas no desempenho da equipe ao moldar uma cultura, e quando mal utilizados, podem prejudicar o desempenho com força tóxica. Quando essas três condições não estão presentes, eles acabam sendo mal utilizados. Veja como acontece:
Quando uma empresa não consegue incorporar espontaneamente seus valores, eles podem ser usados como uma forma de envergonhar e punir os colaboradores.
Essa distorção acaba sendo usada para fugir de problemas que poderiam ser resolvidos com diálogo e transparência. Por exemplo, é comum ver demissões justificadas por alguém não se “alinhar aos valores da empresa”.
Quando um novo valor surge com a intenção implícita de corrigir os comportamentos das pessoas, esperando que elas abracem e se adequem a ele, isso será a última coisa a acontecer.
O engajamento da equipe não acontece sem sinceridade e transparência. Valores mal aplicados acabam distanciando a organização da honestidade e da integridade quando deveriam fortificá-las. Campanhas que promovem novos valores despertam a ilusão de compromisso, enquanto as verdadeiras fontes do mau comportamento da equipe continuam se escondendo ao fundo.
O difícil trabalho de transformação deve começar com a definição de valores fundamentais. Mas, em algumas empresas, as equipes fazem grandes esforços para as mudanças começarem a acontecer e, depois de alguns meses, percebe-se que a atenção dada não trouxe resultado, apenas passou uma ilusão de mudança.
É importante analisar o processo para que os mesmos erros não sejam cometidos e que as ações sejam realmente inovadoras para a equipe.
A cultura organizacional gera resultado quando é moldada pela estratégia, tornando-se uma vantagem competitiva que atrai os melhores talentos para o negócio. Por outro lado, os valores que não significam nada para as pessoas enfraquecem a confiança, a integridade e a habilidade da empresa de competir com outras.
Os processos dentro da organização devem ter valores consistentes e bem estruturados, que reflitam o que torna a empresa bem-sucedida. Eles devem ser um misto de ações e palavras e, se a empresa não está disposta a fazer o difícil trabalho de incorporá-los em todas as partes da organização, ela não precisa nem se incomodar em escrevê-los.
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Veja mais sobre a importância do engajamento gerado pelos valores da empresa neste e-book gratuito: O alto custo do baixo engajamento dos colaboradores
Texto adaptado daqui por:
Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.
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