Você sabe o que são métricas e indicadores de resultados? Arriscaria dizer quais as diferenças entre esses dois conceitos?
Essenciais para acompanhar o desempenho de uma empresa, essas ferramentas auxiliam na definição de metas e permitem que gestores e empresários tenham uma visão mais ampla sobre os negócios. Dessa forma, é possível saber o que tem dado certo e o que pode ser melhorado.
Tendo isso em vista, elaboramos este artigo para explicar as principais diferenças entre métricas e indicadores de resultados KPIs.
Continue a leitura e saiba a importância de utilizar essas ferramentas de gestão empresarial no seu negócio.
Leia também: Processos estratégicos: o que são e como estruturá-los utilizando indicadores de desempenho
As métricas são dados brutos. Elas podem ser representadas por valores numéricos ou não e são utilizadas para mensurar o desempenho geral de determinada estratégia ou processo. Geralmente, as métricas são utilizadas para identificar tendências e projetar cenários, orientando as tomadas de decisão de gestores e empresários.
Por exemplo, o número de visitantes no site da sua empresa é uma métrica digital, assim como o total de leads no topo do seu funil é uma métrica de vendas.
No entanto, nem sempre as métricas conseguem traduzir a realidade da empresa. Afinal, você pode até ter um grande número de visitantes no seu site, mas quantos deles se tornam leads, são qualificados e conseguem avançar no funil de vendas?
Portanto, apesar de necessárias, as métricas se limitam à crueza dos dados; não há muita profundidade no que eles, de fato, significam para a empresa.
E é aí que surgem os indicadores de resultados.
Os indicadores de resultados são ferramentas que derivam das métricas e ajudam o gestor a ter uma compreensão mais aprofundada sobre os dados brutos obtidos por tais métricas. Ou seja, os KPIs representam os desdobramentos das métricas. Eles possibilitam fazer avaliações mais minuciosas sobre o que as métricas estão mostrando.
Voltemos, então, ao exemplo do volume de visitações no site da sua empresa. Enquanto a métrica em questão é a quantidade de visitas, o indicador de resultados pode ser a quantidade de pessoas que realizaram alguma ação específica ao acessar o site.
Outro indicador-chave pode ser o tempo médio de permanência no seu site ou a origem desses acessos (sites de busca, e-mail marketing, post patrocinado em redes sociais etc.).
Os indicadores de resultado procuram relacionar dois ou mais aspectos e precisam ser bastante claros e objetivos. Além disso, eles devem ser mensuráveis e relevantes para a estratégia geral da empresa.
Entenda isso melhor dando uma olhada nestes exemplos de indicadores de resultados:
veja mais: Tomada de decisão com base em indicadores: 6 passos para um processo decisório mais assertivo
Essenciais para ajustar estratégias e definir metas, métricas e indicadores de resultados apresentam certas diferenças.
Conforme você já deve ter começado a perceber nos tópicos anteriores, métricas e KPIs não são a mesma coisas.
Para começarmos a explicar essas diferenças, observe as seguinte afirmação: Todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI.
Ou seja, todo indicador fornece dados e serve para mensurar algum resultado. Por isso, podem ser considerados métricas.
No entanto, uma métrica não pode ser considerada um indicador, pois apenas fornecem os dados em si, em sua forma bruta.
Quando elas ganham relevância para a estratégia organizacional, ela extrapola o status puramente quantitativo e assume um caráter mais analítico dos resultados apresentados, passamos a nos referir a elas como indicadores-chave.
Embora as métricas possam fornecer dados importantes sobre o negócio, elas representam apenas algo que conseguiu ser mensurado. Já os KPIs utilizam as métricas como base fazer análises mais aprofundadas sobre os resultados obtidos em alguma estratégia específica.
Os indicadores de resultados permitem uma compreensão mais clara sobre o desempenho de equipes e da empresa como um todo. Com eles, fica mais fácil promover o alinhamento de esforços e o engajamento entre os colaboradores.
Podemos dizer que os KPIs são um tipo especial de métrica, mais relevante para se analizar os resultados da empresa. É por isso que recebem o nome de indicadores-chave de desempenho. O K, de KPI (Key Performance Indicator) se refere a palavra key, que significa chave em inglês.
Confira também em nosso blog: Conheça seis indicadores para startup que vão ampliar sua visão de negócio e te ajudar a crescer de forma sustentável
Agora que você entendeu a diferença entre KPI e métrica, que tal saber mais sobre a gestão de indicadores?
Então, de uma olhada neste vídeo:
E aí? Ficou claro o que são métricas e indicadores de resultados? Deu para entender as diferenças entre esses tipos de ferramentas?
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