Confira 5 dicas práticas para melhorar a experiência dos colaboradores

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Experiência dos colaboradores
Experiência dos colaboradores

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Com o passar dos anos, a preocupação com a experiência dos colaboradores no ambiente organizacional ganhou mais relevância. Isso porque, oferecer um ambiente de trabalho saudável influencia diretamente na performance de um negócio. O resultado? Profissionais muito mais motivados a desempenhar o seu trabalho da melhor maneira possível.

Além de oferecer uma remuneração justa e benefícios que atendam às suas necessidades, outras ações estão sendo implementadas com o intuito de garantir que eles se sintam acolhidos e reconhecidos.

Sua empresa busca aprimorar a experiência dos colaboradores mas não sabe bem por onde começar? Então confira nosso post sobre o assunto e fique por dentro das dicas!

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Qual a importância da experiência do colaborador em uma organização?

Ao longo do período em que um profissional presta serviços para uma empresa, ele constrói uma série de percepções sobre a organização. Durante esse tempo, é seu papel construir um ambiente que o deixe confortável para exercer suas funções de forma eficiente.

De acordo com levantamento publicado pela Capita, 49% dos profissionais entrevistados não acham que seu líder imediato saberia o que fazer se eles conversassem sobre um problema de saúde mental. Isso mostra que nem todas as empresas estão preparadas para lidar com o assunto, negligenciando comportamentos que podem indicar um transtorno grave.

Além de melhorar a retenção de talentos na corporação, incluir práticas que tornem a experiência dos funcionários mais benéfica aumenta o engajamento, reduz o absenteísmo e potencializa a produtividade da equipe.

Quais práticas adotar para tornar a experiência dos seus colaboradores positivas?

A seguir, reunimos as principais práticas para melhorar a experiência de seus funcionários!

Conheça sua equipe

A gestão de pessoas passa por constantes mudanças, deixando claro que uma liderança eficiente deve levar em conta não só o time como um todo, mas cada membro que o compõe.

Uma equipe pode até apresentar traços de perfil semelhantes, mas é preciso ter em mente que cada um possui anseios e comportamentos distintos. Identificando as singularidades de cada um, a empresa estará preparada para propor ações de desenvolvimento da equipe e saberá lidar melhor com situações adversas.

Quando é compreendido, um colaborador se sentirá parte da organização, o que afetará positivamente o seu desempenho. Para que isso aconteça, é necessário saber ouvir e estar aberto a ideias e sugestões propostas. Na prática, isso pode ser feito a partir de reuniões, rodas de debate ou eventos fora da empresa.

Ofereça um ambiente de trabalho confortável

O ambiente de trabalho é o local em que um colaborador passa a maior parte do seu dia, por isso ele precisa ter uma estrutura adequada para recebê-lo. Itens básicos como uma boa conexão com a internet, equipamentos de qualidade, banheiros limpos e outras ferramentas necessárias para que ele exerça suas funções são fundamentais.

Em um cenário em que o trabalho remoto se tornou a realidade de muitas empresas, esses cuidados devem ser mantidos. Caso o funcionário não possua recursos adequados como cadeira, computador e fone de ouvido, a empresa deve se responsabilizar por enviar todo esse aparato, tomando todas as medidas de segurança.

Realize pesquisas de clima organizacional

Investir em maneiras de tornar a experiência dos colaboradores mais proveitosa requer alguns esforços por parte da organização. Um deles está relacionado com a realização pesquisas de clima organizacional.

Assim, fica fácil entender quais pontos precisam ser aprimorados e quais ações estão no caminho certo e podem ser mantidas. Para que tenha resultados satisfatórios, a pesquisa precisa levar em consideração aspectos que de fato podem ser modificados, causando o impacto esperado pela equipe. 

Além disso, o levantamento deve ser feito com certa periodicidade para a realização de melhorias constantes no desempenho. No entanto, existe um período para que as respostas sejam analisadas, as mudanças implementadas e os resultados observados. Há, porém, um consenso de que o questionário deve ser feito de forma semestral ou anual, dependendo do cenário da organização.

Invista na capacitação da equipe

Investir no desenvolvimento da equipe é uma prática que gera benefícios não só para os colaboradores, mas para toda a empresa. De um lado temos profissionais atualizados, motivados e prontos para contribuir com melhorias em sua rotina de trabalho. Do outro, empresas que conseguem atingir suas metas e resultados graças a uma equipe preparada para lidar com os desafios diários. 

Para proporcionar uma experiência positiva desde o início, os treinamentos devem acontecer assim que o colaborador começa a trabalhar. Esses treinamentos são chamados de Onboarding e tem como objetivo apresentar informações importantes de todas as áreas da corporação. Assim, ele se sentirá familiarizado com a cultura da empresa e com os colegas de trabalho.

Depois, procure investir em cursos relacionados ao setor de atuação dos colaboradores, seja para aprimorar um conhecimento ou promover novas habilidades. Dessa forma, você terá um time capaz de propor melhorias, atingir as metas de forma mais ágil e proporcionar bons resultados para o negócio.

Planeje a jornada do colaborador

Quando um colaborador inicia sua jornada em uma empresa, ele estará disposto a colocar em prática todo o conhecimento que possui e melhorar os resultados da organização. Paralelo a isso, há também uma expectativa em torno do que a empresa oferecerá em troca de seu trabalho. Seja salário compatível com o mercado, benefícios atrativos e o seu desenvolvimento como profissional.

Acontece que esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto pela empresa e colaborador. Assim, é fundamental contar com uma ferramenta que auxilie nesse processo, como o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Quer saber como colocá-lo em prática? Confira nosso post sobre o assunto e elabore um PDI eficiente para sua equipe.

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