Inteligência artificial é uma expressão veterana entre as tendências da tecnologia. Estima-se que os estudos sobre ela tenham começado por volta de 1950 – e, conforme foi se desenvolvendo, ela alcançou todos os âmbitos, inclusive empresarial e comercial.
A todo momento, o mercado faz com que surjam novas alternativas para que o acesso a essas aplicações seja mais simples. O resultado disso é que elas estão acessíveis a todos os segmentos, em algum grau. É aí que entra a Inteligência Artificial para Vendas.
Como você sabe, a inteligência artificial para vendas não chega a ser uma novidade. Um estudo realizado em 2015 pela McKinsey revelou que a área de Vendas é uma das principais impactadas positivamente pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial.
Então, por que não ter seus benefícios difundidos? É sobre isso que vamos falar nesse conteúdo. Ao ler esse texto, você vai descobrir como a tecnologia ajuda a organizar processos para aumentar a produtividade e, como consequência, alavancar resultados.
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Trata-se do uso de técnicas da tecnologia de inteligência artificial para organizar processos comerciais e melhorar a produtividade. Já a Inteligência Artificial, como você sabe, é um ramo da Ciência da Computação dedicado ao desenvolvimento de features capazes de estimular a inteligência humana – pode ser automatizada ou evolutiva (como no caso do Machine Learning).
A inteligência artificial para vendas já alcançou ferramentas fundamentais de qualificação, como o lead scoring. O conceito dele é simples e já consolidado no mercado: com um sistema de pontuação, ele permite priorizar leads que tenham maior prontidão de compra. A novidade trazida pela inteligência artificial em vendas é que o lead scoring pode ser mais assertivo ao utilizar o machine learning no processo de prospecção – de forma que o sistema sempre vai prospectar leads semelhantes àqueles que realmente estão fechando vendas.
Uma parte importante do trabalho de análise de perfil é feita por meio da inteligência artificial para vendas . Com isso, todo o trabalho de prospecção é otimizado no setor de vendas e desonera os vendedores. Dessa forma, aumenta a produtividade de todo o time, já que os profissionais de Vendas não precisam mais perder tempo com tarefas como análise de perfil do prospect ou lead scoring manual, por exemplo.
É também por meio do machine learning que se pode melhorar os parâmetros para agendamento das ações de abordagem e contato de follow up, já que elas são programadas pelo sistema a partir do cruzamento automático da taxa de sucesso em contatar o lead com um histórico de contato.
É indiscutível a enorme facilidade de implementar uma gestão com base em dados em uma empresa – uma realidade completamente diferente de há uns anos, quando a coleta de todo e qualquer dado dependia de uma extensa pesquisa de mercado. Ainda mais quando é possível contar com a Inteligência Artificial para Vendas para ajudar na análise e cruzamento desses dados.
Ao entregar para a sua empresa tantos benefícios de análise e cruzamento de dados feitos de maneira automática, ela garante muita inteligência para as ações automatizadas. Com isso, sobra mais tempo para elaborar e seguir um planejamento estratégico.
Agora que você já sabe como a inteligência artificial para vendas pode alavancar os resultados na sua empresa, que tal que tal implementar as nossas dicas na rotina de seu time comercial?
Se você precisa garantir mais vendas e quer qualificar melhor seus leads: entre em contato com a Exact Sales para receber um diagnóstico gratuito dos seus processos comerciais.
Este post foi escrito pela equipe da Exact Sales.
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