Pensa rápido: Quais ferramentas de inovação você utiliza no seu negócio? Uma? Duas? Nenhuma?
Bom, se sua resposta for a nossa última alternativa, então saiba que a sua empresa pode estar ficando para trás no quesito competitividade. Por quê?
Ora, porque inovar é algo fundamental para que qualquer negócio consiga sobreviver. Quem não inova está fadado ao fracasso.
Aliás, como diria Bill Gates: “Trabalhamos com o propósito de tornar nossos produtos obsoletos antes que nossos concorrentes o façam“.
Nesse sentido, existem algumas ferramentas que podem te ajudar bastante na busca por inovação na sua empresa.
Continue a leitura e confira nas próximas linhas 6 dicas de ferramentas de inovação e saiba os benefícios que elas podem trazer para o seu negócio.
Leia também: Como motivar seus funcionários criativos? 8 dicas para estimular a inovação
MVP é a sigla para Minimum Viable Product; em português, Mínimo Produto Viável.
Esta primeira dica de ferramentas de inovação é muito útil quando a empresa quer lançar uma nova solução no mercado de maneira mais ágil e eficiente.
Em vez de esperar o produto ficar 100% pronto para oferecê-lo ao público, uma versão apenas com as funcionalidades básicas é lançada.
A intenção do MVP é, a partir de um produto minimamente viável, coletar feedbacks e informações sobre o desempenho dele para, então, fazer os ajustes necessários e lançar uma nova versão mais completa. Essa última versão também pode estar sujeita a sucessivos ajustes até que se chegue ao que chamamos de market fit; ou seja, o produto com o encaixe ideal para o seu mercado.
Dessa forma, o processo inovativo é otimizado e você evita desperdiçar recursos financeiros e de tempo com uma solução que talvez possa não interessar seu público-alvo.
É importante entender esse conceito plenamente, por isso, dê uma olhada neste vídeo do Sebrae:
Dando continuidade à nossa lista de dicas de ferramentas para inovação, temos uma quem se difundindo cada vez mais dentro das organizações: o Design Thinking.
Em livre tradução, o Design Thinking pode ser traduzido como “pensar como um designer”. No entanto, o conceito é um pouco mais amplo que isso.
Os designers são profissionais conhecidos por, dentre outras coisas, se atentarem aos aspectos estéticos e cognitivos de suas criações, buscando sempre impactar o interlocutor de alguma forma.
Tendo isso em vista, a ferramenta de Design Thinking consiste em desenvolver uma solução inovadora e que seja, de fato, relevante para o consumidor final.
O objetivo é criar algo a partir da perspectiva de quem vai consumir aquilo e que seja capaz de atender as expectativas da pessoa para a qual o produto está sendo desenvolvido.
O Design Thinking se caracteriza também pela abordagem pautada na colaboração e na multidisciplinaridade.
O uso desta ferramenta se dá a partir de 4 etapas:
Se você quer uma visão prática do uso dessa ferramenta, então confira no vídeo abaixo como banco Itaú utiliza o Design Thinking como uma de suas ferramentas de inovação:
O Canvas é uma das ferramentas para inovação mais utilizadas. Por meio dele, é possível visualizar em um único painel todo o modelo de negócio
Confira o template de Modelo Canvas 100% gratuito que a Siteware preparou para você:
Esta ferramenta tem como objetivo estruturar e comunicar, de maneira clara e objetiva, todos os elementos estratégicos de uma empresa. São eles:
Ou seja, o quadro Canvas serve para resumir, visualmente, a essência da ideia que você tem para o seu negócio. Tudo isso de forma ágil e intuitiva.
Assiste a este vídeo de nosso canal no YouTube, assim o Canvas Model vai ficar ainda mais claro para você:
Saiba mais: Conheça a ferramenta Canvas para ilustrar seu Plano de Negócio
O Mapa de Empatia é uma das ferramentas de inovação que permite compreender melhor o cliente para, a partir disso, oferecer as soluções mais adequadas.
A ferramenta leva esse nome porque suas principal proposta é fazer com que a gente se coloque no lugar do cliente tome decisões mais acertadas.
Para isso, são considerados 4 elementos básicos. O que o usuário:
Ao preencher essas informações no Mapa de Empatia, você saberá como desenvolver soluções inovadoras que sejam relevantes para seus clientes.
A concorrência pode ser uma importante fonte de inspiração para os seus processos inovativos.
Por meio do Benchmarking, você pode olhar para o que seus concorrentes têm feito de interessante para obter insights e adaptar as ideias deles à realidade do seu negócio.
Importante: não confunda Benchmarking com plágio. A intenção desta ferramenta é permitir que você tenha uma visão holística sobre as práticas de inovação que estão em alta.
Quer mais dicas? Então, entenda mais sobre Benchmarking no vídeo abaixo:
Por fim, temos o Brainstorming para encerrar as nossas dicas de ferramentas de inovação.
A famosa Tempestade de Ideias acontece quando um grupo de mentes criativas se reúne para colocar na mesa todas as possíveis soluções inovadoras que vierem à cabeça.
Como resultado, tem-se uma série de ideias sobre determinado tema, as quais passaram, em um segundo momento, por análises até que se chegue àquelas mais viáveis de serem executadas e com maior potencial de gerar resultados significativos.
Separamos mais um vídeo de nosso canal para você:
O que achou das nossas dicas de ferramentas de inovação? Já sabe quais pretende implementar na sua empresa?
Se você está pensando em usar o modelo Canvas, então, baixe nosso template gratuito: Template Modelo Canvas
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa, assim, permite que seu empresa crie, monitores, analise e compartilhe indicadores de desempenho. Assim, é possível descobrir que processos precisam melhorados ou até mesmo inovados para sua empresa atinja seus objetivos e metas.
Já são mais de mil empresas e 160 mil usuários contando com todos os benefícios do STRTAWS One, confira este case de sucesso: Meritocracia – fator de sucesso no BRMalls
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |