(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre Automatização da área financeira! Deixe nos comentários o que achou.)
Todo gestor de sucesso deseja que todos os segmentos de seu negócio fluam bem, não é mesmo? Nesse contexto, a automatização da área financeira merece atenção especial. Afinal, essa prática traz vantagens tanto para a empresa como para o cliente. Logo, adotar essa estratégia é fundamental para quem quer expandir a sua empresa.
Quer saber mais sobre automatização da área financeira e entender por que inseri-la em seu negócio é tão importante? Basta ler este post até o fim!
A automatização da área financeira se baseia no emprego de ferramentas digitais que extraem e armazenam todos as informações financeiras de uma empresa. Além de gerarem rapidez para uma organização, por substituírem as tarefas manuais, essas ferramentas simplificam todos os processos.
A automatização da área financeira alinha e padroniza os sistemas, promovendo a parametrização desses sistemas. Em outras palavras, otimiza tanto as atividades operacionais, como o segmento de contas a pagar e a receber, como as mais complexas, como a gestão de cobrança.
Ao adotar esse recurso, tarefas como gerar boletos, notas fiscais e conciliar valores ganham agilidade. No entanto, muito se engana quem pensa que a automatização da área financeira apenas promove a rapidez dos processos.
Essa ferramenta exerce um papel que vai muito além disso. Isso porque ela favorece outros departamentos, como o de vendas, por exemplo. Para isso, ela gera dados verdadeiros e seguros que guiam o trabalho dos vendedores, prestigiando tomadas de decisão assertivas para a captação de clientes. Logo, esse recurso também contribui para o aumento das vendas.
Por meio da automatização da área financeira, é possível levantar dados relevantes de forma rápida, como informações sobre vendas sazonais, quantidade de clientes inadimplentes e rentabilidades geradas.
Isso porque essa ferramenta promove a transparência das informações, tanto em relação ao registro das transações como ao acesso de dados. Logo, estimula a integração de todos os segmentos da companhia, facilitando a comunicação e as tarefas cotidianas em um sistema de pagamentos digitais.
Como dito acima, adotar a automatização financeira representa vantagens tanto para seu negócio como para seus clientes. Confira agora algumas delas.
Oferecer uma experiência de compra online positiva para os clientes não é mais um diferencial, mas sim uma prática obrigatória. Afinal, segundo pesquisa da PwC, quase 90% dos consumidores brasileiros afirmaram que esse é o fator que mais influencia em suas decisões de compra.
Nesse contexto, a automação da área financeira se destaca. Isso porque, por meio de softwares interligados com meios de pagamento, é possível automatizar os processos e, assim, oferecer diferentes tipos de pagamento a seus clientes.
Apostar nessa diversificação é crucial e não é uma tendência do mercado por acaso. Isso porque, ao fornecer um leque de alternativas, é possível atingir e, logo, agradar, uma audiência maior. Afinal, enquanto alguns gostam de pagar com cartão de crédito, outros preferem boletos e assim por diante.
Além disso, essa estratégia também personaliza a experiência de compra. Logo, favorece a conquista e a fidelização dos consumidores.
Uma das grandes vantagens da automatização da área financeira é o fato de que ela gera dados atualizados em tempo real.
Logo, por meio de um processo integrado de todas as atividades, é produzido um relatório imediato sobre isso, o que facilita a vida do gestor ao promover análises embasadas de forma ágil.
Aplicar essa estratégia otimiza a segurança porque essa ferramenta, além de oferecer um ambiente mais seguro, favorece a inclusão e a manutenção de informações. Para completar, também efetua backups automáticos, o que não acontece quando o seu time trabalha com planilhas manuais, não é mesmo?
Quer mais? Pois esse recurso conta com uma tecnologia que inibe a ação de invasores. Dessa forma, situações como fraudes e vazamentos acontecem com uma frequência muito menor.
As tarefas feitas manualmente demandam muito mais tempo do que o das atividades automatizadas.
Logo, ao adotar um processo automatizado, seu time pode se focar em outras atividades. Desse modo, a produtividade de sua equipe aumenta e, os seus custos, se reduzem.
O controle financeiro é otimizado quando um sistema de automação é adotado. Gerando eficiência contínua tanto em relação aos departamentos como dos profissionais, o processo de extrair dados se torna muito mais ágil.
Por meio da automatização, é possível também emitir documentos e gráficos de modo automático. Para isso, só é preciso parametrizar e configurar os dados, os alinhando de acordo com o que é preciso ser analisado.
Ao atuar de modo conciliador no processo de inadimplência e permitir um controle financeiro mais inteligente, a automatização identifica instantaneamente os débitos em aberto. Logo, é possível emitir alertas aos clientes devedores e, assim, enviar cobranças personalizadas a eles.
Além disso, esse recurso também calcula multas e juros de modo automático, assim como produz novos boletos que se alinham com a melhor data de vencimento para o cliente. Em outras palavras, dessa forma, é possível oferecer personalização a sua audiência e também controlar todos os boletos que ainda não foram pagos.
Para as companhias que trabalham com cobrança recorrente, esse processo ganha ainda mais destaque. Isso porque a automatização dos processos facilita o checkout da jornada de compras, melhorando a experiência de compra, uma estratégia crucial no processo de fidelização.
Para automatizar a sua área financeira é preciso contar com um sistema integrado que forneça a procura de dados e permita que a centralização aconteça em um mesmo relatório.
Nesse cenário, escolher uma solução tecnológica que resolva os problemas de seus clientes e que gere possibilidades de integração com base na diferenciação pode colocar a sua empresa na frente da concorrência.
Nesse quadro, contar com uma parceria especializada fará toda a diferença para a sua organização. Afinal, só uma companhia com expertise e experiência estará apta para conhecer o seu negócio a fundo e, assim, implementar soluções funcionais e práticas para automatizar a sua área financeira, melhorar a experiência com seus clientes e alavancar suas vendas.
Para isso, existe a Iugu, uma empresa que, além de oferecer o melhor custo-benefício do mercado, é referência em sistemas de pagamento online.
Além de know-how, a Iugu conta com um time de especialistas que tem todo o conhecimento necessário para indicar e criar soluções personalizadas para o seu negócio. Que tal conversar com um deles, sem compromisso?
Crédito da foto de capa: Unsplash
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