Quais as causas do estresse no trabalho? Conheça os 8 principais fatores

CONTEÚDO

o que causa estresse no trabalho
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CONTEÚDO

Entender as causas do estresse no trabalho é o primeiro passo para promover um ambiente corporativo mais equilibrado e produtivo. 

Infelizmente, o desgaste mental proveniente de fatores como carga de trabalho, má gestão, competitividade, entre outros (sobre os quais falaremos neste artigo) é uma realidade em grande parte das empresas de todo o mundo.

Prova disso são pesquisas como esta, do INSS, que mostra que, em 2022, 209.124 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, entre depressão, distúrbios emocionais e Alzheimer. Para você ter uma ideia, em 2021, foram registrados 200.244 afastamentos. 

Outro relatório, realizado pela Pulses e apresentado no portal G1, mostra que, em 2022, 81% dos trabalhadores disseram se sentir esgotados no trabalho. O levantamento também apontou que 60% dos colaboradores relatam estar se sentindo sem disposição para trabalhar.

Como você viu acima, se não for controlado, o estresse no trabalho pode acarretar danos à saúde física e mental dos colaboradores, impactando negativamente os resultados do seu negócio.

Mas, afinal, quais são as causas do estresse no trabalho?

Neste artigo, elencamos os principais fatores que contribuem para esse esgotamento, e damos algumas dicas para contornar situações de desgaste psicológico. 

Boa leitura! 

source Você sabe o que causa estresse no trabalho? Conheça os 8 principais fatores

Leia também: Como tirar férias no trabalho e aliviar o estresse antes, durante e depois do descanso

O que configura estresse no trabalho?

O estresse no trabalho, ou estresse ocupacional, é a resposta a estímulos gerados no ambiente de trabalho (chamados de estressores ocupacionais) que provocam consequências físicas ou psicológicas negativas para o trabalhador. É importante destacar que a intensidade dos estressores ocupacionais varia de acordo com a avaliação subjetiva do colaborador. 

Na prática, significa que um estímulo estressor que causa impactos significativos em um funcionário pode não repercutir da mesma forma em outro. De igual maneira, a resposta individual a cada estímulo é diferente de pessoa para pessoa. 

A subjetividade da escala de estresse no trabalho faz com que o cuidado com o tema se torne especialmente importante entre os profissionais de Recursos Humanos, bem como o olhar individualizado para os casos identificados. 

Quais as causas do estresse no trabalho?

As principais causas do estresse no trabalho são:

  1. sobrecarga de tarefas;
  2. competitividade excessiva;
  3. metas inalcançáveis;
  4. distribuição inadequada de responsabilidades;
  5. remuneração incompatível com as funções;
  6. falta de flexibilidade;
  7. infraestrutura problemática;
  8. ausência de um plano de carreira.

A seguir, falaremos em detalhes sobre cada uma. 

1 – Sobrecarga de tarefas

Quando pensamos sobre as causas do estresse no trabalho, o principal fator que costuma vir à cabeça é a sobrecarga de tarefas.

Atribuir muitas demandas e obrigações a um só funcionário pode fazer com que ele se sinta exausto. Por isso, procure conhecer os limites produtivos de cada colaborador e não os ultrapasse.

Dê ao profissional a quantidade de tarefas que ele consegue realizar. Caso contrário, o estresse causado pelo grande volume de trabalho poderá colocar em risco a qualidade final.

Se você está em posição de subordinação, aprenda a dizer “não” e evite assumir responsabilidades maiores que a sua capacidade de honrá-las.

2 – Competitividade excessiva

Estimular a competitividade no ambiente de trabalho pode ser bom para incentivar os colaboradores a buscarem melhores resultados. No entanto, quando as coisas saem de controle, a competitividade excessiva acaba se tornando uma das principais causas do estresse no trabalho.

Funcionários querendo se provar melhores que os outros a todo momento contribuem para um ambiente tóxico e nem um pouco saudável. Por isso, estabeleça um limite aceitável de competitividade e lembre sempre os colaboradores de que todos estão no mesmo barco.

3 – Metas inalcançáveis

Estabelecer metas e objetivos inalcançáveis não contribui em nada para a redução de estresse no trabalho. Na verdade, a prática reprovável só estimula o esgotamento emocional dos colaboradores.

Ao se depararem com uma meta que claramente não é possível de ser atingida, os profissionais vão ficando desmotivados e menos engajados em mostrar resultados.

EXTRA: Descubra como definir metas inteligentes! Dê uma olhada nas dicas deste vídeo:

4 – Distribuição inadequada de responsabilidades

Outro fator que estimula o estresse no trabalho é a distribuição inadequada de responsabilidades e tarefas. Poucas coisas são tão estressantes para um profissional quanto o fato de a ele ser delegada uma função que não tem nada a ver com a sua formação ou experiência.

Imagine, por exemplo, colocar um contador experiente para atuar na recepção ou servir cafezinho. Além de ser contraproducente, a prática contribui para que este profissional se sinta estressado por estar em uma função que não combina com ele.

Nesse sentido, busque conhecer e entender as competências de cada colaborador e aloque a mão de obra disponível sem perder este fator de vista.

5 – Remuneração incompatível com as funções

O profissional que trabalha muito e é remunerado de maneira desproporcional tende a ficar mais estressado. Não ter o seu esforço devidamente reconhecido no salário aumenta o estresse e reduz a motivação.

6 – Falta de flexibilidade

Todo colaborador tem uma vida fora da empresa. Quando a empresa é muito rígida e inflexível em relação à carga horária e a presencialidade do funcionário, fica mais difícil para ele conciliar sua vida profissional com a pessoal.

Como consequência, o desequilíbrio contribui para o aumento no nível de estresse, pois o profissional passa a viver praticamente em função do seu trabalho, o que não é nada saudável.

Dessa forma, procure oferecer aos colaboradores a possibilidade de flexibilizar seus horários. Ou mesmo de trabalhar em casa  (home office) durante alguns dias específicos. Assim, ele ficará mais feliz e satisfeito.

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7 – Infraestrutura problemática

Uma empresa que não oferece boas condições de infraestrutura para que seus colaboradores desempenhem suas funções está contribuindo para um ambiente de trabalho mais estressante.

Falta de material adequado, móveis desgastados, maquinário antigo, equipamentos com defeitos, iluminação precária, espaço pequeno e mal ventilado e até mesmo falta de higienização dos banheiros são exemplos de uma infraestrutura problemática que ajuda a acentuar o estresse no trabalho.

8 – Ausência de um plano de carreira

A falta de perspectiva para crescimento profissional também está entre as causas do estresse no trabalho. Quando o funcionário está em uma empresa que não oferece um plano de carreira, tende a se sentir mais desmotivado e estressado com a rotina de trabalho.

Quer dicas sobre como fazer um plano de carreira? Então, confira neste vídeo:

Escala de estresse no trabalho: aprenda a identificar 

Para auxiliar as empresas e os funcionários na identificação e tratamento do esgotamento emocional, pesquisadores desenvolveram a escala de estresse no trabalho. Trata-se de uma tabela com diversas afirmações relacionadas a agentes estressores, na qual o colaborador deve avaliar a intensidade de cada um com pontuações (em geral, de 0 a 5). 

A partir da definição das pontuações, a empresa consegue uma compreensão mais apurada sobre o cenário de estresse no qual o colaborador está inserido e pode desenvolver tratativas individualizadas para minimizar o quadro. 

Abaixo, você confere um exemplo de tabela que acompanha a escala de estresse no trabalho, e pode adaptá-la de acordo com a realidade da sua empresa. 

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Fonte: Revistas PUC-SP

Como lidar com o estresse no trabalho? 3 dicas (e um bônus)

Até aqui, você já conheceu as causas do estresse no trabalho e encontrou caminhos para diagnosticar o nível de sobrecarga mental do seu time. Que tal conhecer algumas alternativas para lidar com o quadro e reduzir seus impactos negativos? 

Continue para descobrir como lidar com o estresse no trabalho:

  1. saiba o que realmente funciona;
  2. compreenda que tudo depende da sensação de controle;
  3. entenda que você precisa de algum estresse para dar o seu melhor.

Veja como cada dica se desdobra a seguir! 

1) Saiba o que realmente funciona

A maioria das coisas que fazemos instintivamente para aliviar o estresse não funciona. Pesquisas mostram que as estratégias mais comuns para aliviar a tensão são consideradas ineficazes pelas próprias pessoas que as usam.

Por exemplo, apenas 16% das pessoas que comem para diminuir o estresse afirmaram que a técnica realmente as ajuda, assim como as mulheres que comem chocolate em momentos de tensão e ansiedade, que só sofrem aumento da culpa que sentem por terem comido o doce.

Então, o que funciona?

Não tem como reduzir o estresse no trabalho sem dados e fatos reais.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, os modos mais eficazes são estas são ótimas dicas para diminuir o estresse: 

  • praticar exercícios físicos ou esportes;
  • ir a algum culto religioso;
  • ler;
  • ouvir música;
  • passar tempo com amigos e família;
  • receber uma massagem;
  • fazer uma caminhada;
  • meditar ou fazer yoga;
  • se dedicar a um hobby.

As estratégias menos eficazes incluem jogos de azar, comprar, fumar, ingerir bebidas alcoólicas, comer, jogar vídeo games, navegar na internet e assistir a TV ou filmes por mais de 2 horas.

2) Tudo depende da sensação de controle

Como minimizar as causas do estresse no trabalho? Controle!

O estresse não é algo que acontece com você, e sim a sua reação ao acontecido. Não nos estressamos quando nos sentimos no controle das situações. A ênfase está na sensação. Mesmo sentimentos ilusórios de controle podem eliminar estresse.

Qualquer coisa que aumente sua percepção de controle sobre uma situação, independente de realmente aumentar o controle, pode diminuir, substancialmente, o nível de estresse.

Pesquisas indicam que o grau de controle que um organismo consegue exercer sobre algo que provoca estresse determina se o agente estressante altera o funcionamento do organismo. 

Foi descoberto que apenas estresse incontrolável tem efeitos deteriorantes. Cientistas sugerem que a percepção de controle sobre um agente estressante altera seu impacto.

Então, por que as pessoas escolhem empreender, quando trabalhar para si próprio significa mais horas por menos dinheiro?

Controle!

Vários estudos apontam que equilíbrio entre trabalho e vida é uma das principais razões pelas quais as pessoas abrem seus próprios negócios.

No entanto, empreendedores acabam trabalhando mais e por menos dinheiro do que se fossem empregados. A diferença? Eles podem fazer suas próprias escolhas quanto a como, quando e onde gastar o tempo.

Faça coisas que aumentem seu controle sobre uma situação antecipadamente. De acordo com estudos, a melhor estratégia de controle do estresse é planejar seu dia com antecedência para que o estresse seja minimizado.

3) Você precisa de algum estresse para dar o seu melhor

Muita pressão te deixa estressado e mata sua criatividade. Por outro lado, não ter nenhum prazo também não ajuda. O ideal é ter alguma pressão e prazos razoáveis para a conclusão de tarefas.

Se os gestores sempre estabelecem prazos impossivelmente curtos ou cargas de trabalho gigantes, seus funcionários ficam estressados, infelizes e desmotivados, esgotados. No entanto, as pessoas detestam se sentir entediadas.

Os atletas profissionais dominam esse equilíbrio com muita força de vontade. Eles não são mestres “zen“, mas conseguem ligar e desligar o estresse quando necessário. 

Nos mínimos períodos de descanso que têm, eles conseguem relaxar ao máximo, guardando sua energia e estresse (provocado pela necessidade de ganhar a partida) para a hora do jogo.

BÔNUS: dica extra para neutralizar as causas do estresse no trabalho

Se você está estressado agora e PRECISA dar uma relaxada, o modo mais rápido e fácil de fazê-lo é assistindo a vídeos fofos com filhotes de animais bonitinhos, eles têm a capacidade de reduzir sua pressão e os batimentos cardíacos em menos de um minuto!

Conte com a melhor tecnologia para gerenciar pessoas e aliviar a pressão da rotina

Agora que você já sabe quais são as causas do estresse no trabalho, é hora de entender que, na maioria dos casos, é possível evitar que esses fatores façam parte do dia a dia da empresa por meio de uma boa gestão de RH.

Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes. 

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados e trabalhem com menos stress e mais direcionamento estratégico.

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