Saiba o que é gestão da mudança organizacional e como fazer em 6 passos

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Ouça o conteúdo sobre gestão da mudança organizacional e aproveite!

Você sabe o que é gestão da mudança organizacional?

Empresas que não sabem se adaptar a mudanças, sejam qual for a natureza delas, estão fadadas ao fracasso.

O mundo dos negócios é bastante dinâmico e sujeito a diversas transformações do ponto de vista mercadológico, jurídico, social, econômico, político, tecnológico, ambiental etc.

Nesse sentido, o que faz uma empresa se destacar é a habilidade que ela tem de lidar com esse dinamismo e obter o máximo de vantagem possível.

Pensando nisso, falaremos hoje sobre o que é gestão de mudanças nas organizações, os principais benefícios dessa prática e como implementar por meio de 6 simples passos.

Confira e saiba o que fazer para promover esse tipo de gestão no seu negócio e como fazer gestão de mudanças organizacionais.

Dúvidas sobre gestão da mudança? Estes materiais podem ajudar você:

O que é gestão de mudanças organizacionais?

A gestão da mudança organizacional é um processo sistemático e abrangente que visa orientar e implementar mudanças dentro de uma organização. Essas mudanças podem ser de natureza estrutural, cultural, tecnológica ou de processos.

O objetivo principal da gestão da mudança é garantir uma transição suave e eficiente de um estado atual para um novo estado desejado, minimizando resistências, maximizando a aceitação e otimizando a eficácia operacional.

O conceito de gestão da mudança remonta ao início da primeira metade do século XX. O modelo de três fases para a mudança, de Kurt Lewin, foi desenvolvido na década de 1940; o livro de Everett Rogers, Difusão de Inovações, foi publicado em 1962. No entanto, somente na década de 1990 que a gestão de mudança tornou-se bem conhecida no ambiente de negócios, se popularizando de vez a partir dos anos 2000.

O que é gestão da mudança

A gestão da mudança organizacional é definida também como uma metodologia devidamente estruturada que prepara e guia a empresa durante as transformações que estão ocorrendo.

Assim, é ela que dá aos gestores e aos colaboradores as condições necessárias para que eles se adaptem às mudanças sem muitas dificuldades e resistências.

De fato, essa não é uma tarefa fácil. Mas, para te ajudar, elaboramos aqui um passo a passo com as principais etapas que você deverá seguir para implementar uma eficiente gestão de mudança na sua empresa. Dessa forma, poderá garantir que o seu negócio continue alcançando bons resultados.

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Veja mais: 7 exemplos de mudança organizacional para se inspirar e aplicar nos negócios

6 passos de como fazer a gestão da mudança organizacional

Vejam, agora, como fazer gestão de mudanças organizacionais na prática!

Passo 1 – Defina claramente a mudança e alinhe-a aos objetivos de negócios

Pode parecer óbvio, mas muitas organizações perdem esse primeiro passo vital. Uma coisa é articular a mudança necessária e outra completamente diferente é conduzir uma revisão crítica em relação aos objetivos organizacionais e metas de desempenho.

Assim, se garantirá que a mudança leve sua empresa à direção certa do ponto de vista estratégico, financeiro e ético.

Essa etapa também pode ajudá-lo a determinar o valor da mudança, que quantifica o esforço e o investimento necessário.

Perguntas-chave:

  • O que precisamos mudar?
  • Por que essa mudança é necessária?

Passo 2 – Determine os impactos e os afetados pela mudança

Depois de saber exatamente quais são as mudanças e o que se pretende alcançar com elas, você precisa determinar os impactos que essas transformações podem causar em diferentes níveis organizacionais.

Por isso, revise o efeito em cada departamento e como ela ocorre em cascata através da estrutura organizacional para os indivíduos. Assim, essas informações começarão a indicar o esquema de onde o treinamento e o suporte são mais necessários para mitigar os impactos.

Perguntas-chave:

  • Quais são os impactos da mudança?
  • Quem será mais afetado pela mudança?
  • Como a mudança será recebida?

Passo 3 – Desenvolva uma estratégia de comunicação

Para uma boa gestão da mudança organizacional, é extremamente necessário que haja uma boa comunicação interna. Caso contrário, os colaboradores não saberão quais são as mudanças, por que elas estão acontecendo, quem será afetado etc.

Tudo isso pode gerar uma falta de engajamento e resistência às transformações, dificultando ainda mais o processo de implementação.

Dessa forma, procure desenvolver uma estratégia de comunicação que inclua, por exemplo:

  • Um cronograma de como a mudança será comunicada;
  • A linguagem adotada;
  • Os canais de comunicação;
  • As mídias que você planeja usar.

Perguntas-chave:

  • Como a mudança será comunicada?
  • Como o feedback será gerenciado?

Passo 4 – Forneça treinamento efetivo

Com a mudança devidamente comunicada, é importante que seus funcionários recebam treinamento.

Sem essa comunicação, não há como fazer a correta gestão da mudança organizacional.

Dessa forma, eles vão adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para operarem com eficiência à medida que a mudança for implementada.

O treinamento pode incluir um conjunto de módulos online de aprendizagem ou uma abordagem presencial, com palestras, minicursos, oficinas, etc. Tudo vai depender do tipo de mudança que está sendo implementada.

Perguntas-chave:

  • Quais comportamentos e habilidades são necessários para alcançar resultados de negócios?
  • Quais métodos de treinamento são mais eficazes?

Passo 5 – Implemente uma estrutura de suporte

O fornecimento de uma estrutura de suporte é essencial para ajudar os funcionários a se adaptarem à mudança e desenvolverem comportamentos e habilidades técnicas necessárias para alcançar os resultados de negócios desejados.

Você pode considerar o fornecimento de suporte, como serviços de aconselhamento para ajudar as pessoas a lidar com a situação. Ou uma política de portas abertas com a gerência. Assim, os colaboradores se sentirão mais livres para fazer perguntas e esclarecer dúvidas à medida que elas forem surgindo durante a transição.

Perguntas-chave:

  • Onde o suporte é mais necessário?
  • Que tipos de suporte serão mais eficazes?

Passo 6 – Mensure o processo de mudança

Durante todo o processo de gerenciamento de mudanças, uma estrutura deve ser implementada para medir o impacto das transformações no negócio. Assim, se garante que existam oportunidades de reforço contínuo para promover a melhoria constante.

Você também deve avaliar seu plano de gerenciamento de mudanças para determinar sua eficácia e documentar as lições aprendidas.

Perguntas-chave para avaliar o plano de gestão da mudança organizacional:

  • A mudança ajudou a atingir as metas de negócios?
  • O processo de gerenciamento de mudanças foi bem-sucedido?
  • O que poderia ter sido feito de forma diferente?

Agora que você já sabe tudo sobre o que é gestão da mudança organizacional e o que fazer para implementá-la, que tal colocar isso em prática na sua empresa?

Saiba mais: Conheça 4 tipos de mudança organizacional para manter a empresa competitiva

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Principais desafios da gestão da mudança

Os principais desafios da gestão da mudança organizacional são diversos e complexos, refletindo a natureza intrincada das organizações e das pessoas que as compõem. Conheça alguns:

1. Resistência à mudança

Muitos colaboradores temem o desconhecido e se preocupam com a forma como as mudanças afetarão seu trabalho e segurança no emprego. Mudanças podem ameaçar a posição percebida de um indivíduo na organização, levando a sentimentos de insegurança.

Experiências negativas com mudanças anteriores podem levar os colaboradores a resistir a novas iniciativas. Se os colaboradores não entendem o motivo da mudança ou seus benefícios, eles são mais propensos a resistir.

2. Gestão de Recursos

Determinar a quantidade certa de recursos, incluindo tempo, dinheiro e pessoal, é crucial. Recursos insuficientes podem levar ao fracasso da mudança.

Em ambientes com recursos limitados, decidir quais projetos ou aspectos da mudança devem ser priorizados pode ser desafiador.

Garantir que os recursos sejam utilizados de maneira sustentável ao longo do tempo para manter a mudança.

3. Cultura organizacional rígida

A cultura organizacional desempenha um papel significativo na forma como as mudanças são recebidas e implementadas. Uma cultura rígida pode apresentar desafios como:

  • Resistência inerente: culturas organizacionais estabelecidas podem ter uma resistência inerente a mudanças, especialmente se a mudança desafiar normas e valores existentes.
  • Mudança de mentalidade: alterar a mentalidade e os comportamentos arraigados dos colaboradores pode ser um processo lento e difícil.
  • Adaptação: a cultura organizacional pode precisar se adaptar para apoiar novas estratégias e processos, o que pode ser um processo complexo e demorado.

4. Avaliação e feedback inadequados

Estabelecer sistemas eficazes para monitorar o progresso da mudança pode ser difícil, especialmente em organizações grandes e complexas.

Dessa forma, coletar e fornecer feedback construtivo que possa ser usado para melhorar o processo de mudança é um desafio. Isso requer uma comunicação aberta e honesta.

Além disso, identificar quando e como fazer ajustes no plano de mudança com base no feedback e nos resultados do monitoramento pode ser complicado.

Próximos passos

Como você vai medir a eficiência das mudanças implementadas em sua empresa?

A melhor forma é por meio de um software de gestão de projetos que ajuda a visualizar o status de toda a sua carteira, permitindo um gerenciamento do seu portfólio e monitoramento de toda a evolução do cronograma.

Com esse sistema de gestão empresarial você conecta os indicadores de desempenho, e centraliza-os de modo a facilitar a tomada de decisões para uma melhoria constante da sua performance.

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