Como lidar com conflitos na empresa? Confira 6 dicas valiosas

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conflitos na empresa como lidar
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Você, como líder, já se deparou com alguma conflitos na empresa? Se ainda não, saiba que isso vai acabar acontecendo um dia, mais cedo ou mais tarde.

O conflito no local de trabalho é algo praticamente inevitável e pode ocorrer de várias formas: entre dois funcionários, entre equipes inteiras ou entre supervisores e os membros da equipe que eles gerenciam.

Esperar que o conflito se resolva sozinho não é a maneira mais eficaz de lidar com ele. Na verdade, o conflito tende a aumentar se não for tratado de maneira adequada.

Conflitos não resolvidos frequentemente resultam em perda de produtividade, sufocamento da criatividade e criação de barreiras à cooperação e à colaboração entre os funcionários.

Uma boa capacidade de resolução de conflitos no trabalho em equipe equivale a uma boa retenção de funcionários. Líderes que não sabem lidar com conflitos acabam vendo seus bons talentos irem em busca de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.

Mas, afinal, como lidar com conflitos na empresa? Para responder a essa pergunta, separamos aqui 6 dicas que vão te ajudar a solucionar atritos e a criar um local de trabalho mais harmonioso.

Veja também: 4 principais técnicas de gestão de conflitos para acabar de vez com os problemas na sua empresa

Quais as causas de conflitos nas empresas?

Antes de falarmos sobre como lidar com conflitos na empresa, é interessante entendermos quais são os principais aspectos causadores de conflitos nas organizações.

Posições opostas, tensões competitivas, lutas de poder, ego, orgulho, inveja, discrepâncias de desempenho, problemas de compensação ou alguém que simplesmente não está tendo um bom dia são apontados como os principais motivos de atritos nas empresas.

No entanto, essas causas podem ser divididas em dois grupos:

  • má comunicação;
  • incapacidade de controlar as emoções.

Comunicação

A maioria dos conflitos resulta de uma comunicação ineficiente. A falta de informações claras sobre determinados processos ou sobre a função de cada um dentro da organização leva a informações desencontradas.

Nesse sentido, comunicação clara, concisa e oportuna ajuda a diminuir o número e a gravidade dos conflitos.

Confira este infográfico que dá dicas de comunicação no ambiente de trabalho:

Como lidar com conflitos na empresa

Emoções

Outro erro comum cometido e que leva ao conflito é deixar as emoções guiarem as decisões.

No mundo dos negócios, é preciso priorizar a razão. Caso contrário, em uma situação conflituosa, um acesso de raiva e descontrole emocional pode levar a consequências bastante graves.

6 dicas de como lidar com conflitos na empresa

1 – Defina que tipo de comportamento é aceitável

Ter uma definição do que constitui um comportamento aceitável já é um importante passo para evitar conflitos. Ou seja, é preciso que os colaboradores saibam, com clareza, o que se espera deles.

Além disso:

  • encoraje a colaboração no trabalho em equipe, o desenvolvimento de liderança e o gerenciamento de talentos;
  • tenha descrições de trabalho claramente definidas para que as pessoas saibam o que elas têm que fazer;
  • crie uma cadeia de comando bem articulada para permitir uma comunicação eficaz.

Tudo isso ajudará a evitar conflitos, tornar claro e publicamente conhecido o que será e o que não será tolerado.

2 – Abrace o conflito

Uma vez que o conflito existe, você não deve fugir dele. Evitá-lo ou fingir que nada aconteceu não vai resolver nada; pelo contrário, isso só vai fazer com que a tensão aumente.

O ideal é abraçar e enfrentar as questões conflituosas e desconfortáveis ​​o mais rápido possível. Assim, evita-se que problemas e sentimentos ruins sejam incorporados ao trabalho cotidiano.

Se você perceber um conflito entre os funcionários, incentive-os a encontrar uma maneira de resolver isso. Se o conflito se desenvolve entre duas equipes, é um bom momento para melhorar a comunicação interdepartamental.

Lembre-se: se você tiver um conflito com um de seus funcionários, dirija-se a ele e em particular.

3 – Não procure uma pessoa para culpar – procure por uma causa raiz

Todos nós estamos suscetíveis a erros. No entanto, em vez de se concentrar no erro e em encontrar um culpado, é mais inteligente procurar identificar qual a causa raiz desse erro que está gerando o conflito na empresa. Quando você faz isso, fica mais fácil evitar que esse erro (e o conflito) se repita.

Para isso, você pode questionar:

  • O colaborador que cometeu o erro foi devidamente informado sobre como fazer seu trabalho corretamente?
  • Houve algum tipo de perda de contexto na troca de informações?

Concentrar-se no processo em vez de culpar alguém ajuda a evitar erros no futuro e pode deixar sua equipe confiante de que você não dará as costas quando as coisas estiverem erradas.

4 – Veja o conflito como oportunidade

Todo conflito pode ser encarado como uma oportunidade de aprendizagem. Onde há discordância, há um potencial inerente para crescimento e desenvolvimento.

Se você não aproveita conflitos para desenvolver sua equipe e sua liderança, você está perdendo uma ótima chance de utilizar posições divergentes para estimular a inovação e fomentar o surgimento de novas ideias para a empresa.

Confira em nosso blog: 3 dicas de como estimular a inovação nas empresas

5 – Crie espaço para o diálogo

O diálogo é uma das ferramentas mais valiosas para evitar e solucionar conflitos em uma organização. Assim, procure criar espaços e momentos que estimulem a conversa, a troca de ideias, perspectivas e o feedback periódico. Assim, você conseguirá construir equipes alinhadas e coesas.

O funcionário precisa se sentir à vontade para expressar seu ponto de vista, dizer o que o incomoda e levantar problemas para seus gestores e colegas.

Quando isso não acontece, cria-se uma dinâmica problemática e uma atmosfera tóxica no ambiente de trabalho, o que pode gerar impactos negativos na produtividade.

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6 – Saiba ouvir, tenha empatia e seja imparcial

Para saber como lidar com conflitos na empresa, é preciso:

  • saber ouvir;
  • ter empatia;
  • ser imparcial.

Saber ouvir significa estar atento ao que está sendo dito, procurando perceber como a pessoa se comporta ao posicionar seus argumentos e entender suas razões.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro com o objetivo de compreender suas motivações internas, seu ponto de vista.

Já a imparcialidade tem a ver com não assumir nenhum dos lados de um conflito, mantendo-se neutro e racional.

Um bom gestor é aquele que consegue combinar essas três coisas na hora de lidar com uma situação conflituosa.

Quando dois ou mais colaboradores chegarem até você com um problema, procure ouvi-los com atenção, entenda o lado de cada um e como a situação apresentada os afeta. Assim, fica mais fácil saber quais medidas deverão ser tomadas para solucionar o conflito.

Essas foram as nossas 6 dicas de como lidar com conflitos na empresa. Coloque-as em prática e não perca mais tempo nem produtividade com atritos internos.

Saiba mais: Gestão de conflitos nas empresas: uma visão mais abrangente!

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