Hoje, quando se fala em networking, imediatamente as pessoas associam com ações na internet. Mas isso é um erro.
Um bom networking deve abranger tanto o mundo virtual como o real. São estratégias complementares que você deve desenvolver de forma a construir uma reputação sólida, que motive as pessoas a quererem se relacionar com você.
Confira as dicas de networking:
LinkedIn e Facebook. Para a maioria dos profissionais, parece que essas são as únicas plataformas sociais relevantes para fazer contato. Na verdade, não é bem assim.
Dependendo da sua área de atuação, outras plataformas podem até ser mais relevantes que essas. A primeira de nossas dicas de networking é pensar fora da caixa e incluir mais redes sociais em seu networking.
Para começar, saber como usar o Instagram ganhou uma relevância enorme, porque ele vem sendo cada vez mais usado, inclusive por empresas.
Se você trabalha em áreas criativas, como publicidade, arquitetura e design, essa plataforma pode ser bem interessante para divulgar seu trabalho. Aliás, qualquer área em que imagens bonitas fazem a diferença, como turismo, moda, arte e até engenharia, pode usar o Instagram como rede social.
Outra plataforma de relacionamento que vai na mesma linha é o Pinterest, onde se criam pastas de imagens que as pessoas consideram relevantes.
Por fim, o WhatsApp já está tão difundido que a versão corporativa já foi criada há algum tempo e com grande sucesso. Faça parte de grupos que se relacionam com sua profissão e interesses e mantenha uma postura de troca de informação e conhecimentos.
Portanto, além de atualizar o Facebook e o LinkedIn, não deixe de explorar outras possibilidades.
Ok, você já sabe onde escrever e fazer comentários. Agora, defina assuntos.
Não dá para falar sobre tudo. Você precisa se aprofundar em sua especialidade, estudá-la e sempre dar opiniões e transmitir um conhecimento superior. Com o tempo, se fizer isso direito, sua opinião vai ganhar autoridade nos grupos em que participa.
Publicar um texto que é elogiado por todos e depois ficar um mês sem escrever nada não funciona.
Você não precisa escrever sempre artigos enormes, mas marque presença em suas redes sociais. Defina uma regularidade, 2 ou 3 posts por semana em cada uma pode ser suficiente.
Em grupos do WhatsApp a participação pode ser mais reativa a postagens dos outros, assim como no Instagram.
É complicado para você ficar todo dia envolvido com redes sociais? Você pode usar ferramentas para criar suas postagens e agendar para a semana ou mês.
Algumas das mais conhecidas são:
O LinkedIn Pulse é uma plataforma de publicação de conteúdo nativa do LinkedIn. Para usá-la, basta ser usuário da plataforma de relacionamento profissional.
Qual a vantagem de publicar nela? Ora, o LinkedIn é focado em networking corporativo. Portanto, não existe local mais adequado para você publicar um conteúdo de qualidade e relevante para seu público de interesse.
Além disso, se suas publicações forem bastante acessadas e comentadas, você pode até se tornar um LinkedIn Influencer.
Leia também: Como utilizar o Facebook, Instagram e LinkedIn como redes sociais para negócios
Essa é uma das melhores dicas de networking para quem quer usar a internet.
Você tem realmente algo relevante a dizer? Domina um assunto? Então, escreva artigos ao menos uma vez por mês. O ideal seriam uns 2 ou 3 por semana. Mas quem tem tempo?
Lembre-se de usar técnicas de SEO, isto é: escrever sobre os temas que seu público de interesse mais procura na internet.
Chega de dicas de networking na internet! Apareça em locais onde você pode ser notado. Feiras de seu setor, eventos corporativos, inaugurações de plantas e de filiais e palestras.
Não deixe escapar nenhuma oportunidade de ver outras pessoas e ser visto!
Por que não unir o útil ao agradável?
Encontrar colegas de trabalho, atuais e antigos, em um ambiente não corporativo fortalece laços.
Outra dica é se comprometer a convidar alguém realmente interessante para almoçar uma vez por semana. Você vai se surpreender com a quantidade de convites que vão ser aceitos.
Fala bem em público? Se não, está na hora de aprender!
Oferecer-se para dar palestras e treinamentos é uma maneira de ser notado e considerado expert em um assunto. Claro, sua palestra tem que ser muito boa!
Com o tempo, você pode começar a receber convites para fazer isso e até se tornar um palestrante profissional.
Grandes instituições de ensino atraem profissionais bem-sucedidos. Por isso, fazer um MBA em uma escola de nível é uma maneira prática de conhecer grandes profissionais de sua área. Além disso, você formaliza seus conhecimentos com um diploma.
Saiba mais: Como fazer networking eficaz
Eventos corporativos são uma ótima maneira de fazer networking. Sabe como organizar um? Então, baixe nosso checklist gratuito: Produção de Eventos Corporativos
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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
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