94 dicas dicas de liderança de equipe para você crescer junto com seu time

CONTEÚDO

dicas de liderança de equipe
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CONTEÚDO

Ser o chefe, o “boss“, o “dono da caneta”, o “mandachuva” não é tão fácil quanto alguns imaginam. Um verdadeiro líder precisa cultivar uma série de qualidades, exatamente para não ser considerado um chefe, mas um guia, um exemplo, um bom líder. Por isso, neste post, selecionamos 94 dicas de liderança de equipe. Confira e ponha em prática!

94 dicas de liderança de equipe

Siga estas dicas de liderança no trabalho e veja como sua equipe vai se espelhar em suas atitudes! Com certeza são uma excelente forma de como melhorar a capacidade de liderança.

1. Não se acomode

Sempre procure a melhor solução para o seu problema, não apenas a primeira solução que aparece. Certifique-se de que a inovação seja parte do processo de solução de problemas.

2. Aprecie os outros

A pior coisa que você pode fazer é não valorizar as pessoas. Como líder é importante que você faça os membros da sua equipe se sentirem valorizados. Isso ajuda a reter os melhores talentos no seu time e inspira todos ao redor a trabalharem melhor.

3. Aumente a autoestima do seu time

Como melhorar a liderança da equipe? Faça questão de aumentar a autoestima das pessoas que trabalham com você. Pessoas que acreditam em si mesmas podem alcançar objetivos incríveis.

4. Divida o crédito

Nada grandioso é conquistado por alguém sozinho; é preciso um grupo de pessoas talentosas para fazer coisas maravilhosas acontecerem.

5. Descubra potencial

Dê tempo e espaço para que seu time desenvolva seus talentos e cultive sua criatividade. Liderança requer descobrir o potencial das pessoas para que estas possam melhorar.

6. Faça do aprendizado algo indispensável

Liderança não acontece sem aprendizado, então acrescente-o à rotina diária da sua equipe.

7. Seja um mediador

Aprenda a ser mediador para estar preparado caso alguém se torne hostil ou agressivo. Ouça com compreensão e faça o seu melhor para encontrar uma solução positiva. Como você viu, ser um bom líder para sua equipe às vezes parece um grande desafio? Com essas pequenas mudanças no seu dia a dia, você consegue descobrir como melhorar a liderança exponencialmente. E, dessa forma, se tornar um exemplo de profissional. Continue lendo nossas dicas de ações para desenvolver a liderança!
como melhorar a lideranca

8. Demonstre gratidão

Um jeito certo de melhorar as dificuldades ou complicações é parar e agradecer pelo que já está dando certo.

9. Se conheça

Os melhores líderes se conhecem profundamente. Aprenda a reconhecer suas forças e trabalhar em suas fraquezas.

10. Crie uma missão pessoal

Quer saber como melhorar a liderança? Como líder, é importante ter um senso pessoal de missão que reflita no seu dia a dia e que sirva como forma de mensurar sua performance.

11. Lidere com convicção

Saiba seus valores – não apenas opiniões, mas os princípios que guiam sua tomada de decisão no dia a dia.

12. Lidere do seu jeito

Descubra quais são seus pontos fortes no quesito liderança e aproveite-os ao máximo. Não tente seguir fórmulas mágicas ou copiar histórias de sucesso. Seja responsável pela sua própria.

13. Estipule metas

Metas são uma parte importante de ser um bom líder. E, é claro, não há como liderar colaboradores sem indicar onde você quer que eles cheguem! Seu trabalho é sair de onde você está para onde você precisa estar, e são suas metas que funcionam como mapa para o sucesso. Não há como melhorar a liderança sem mostrar onde se quer chegar. Veja como definir metas SMART:

14. Foque no todo

Estabeleça metas individuais e de grupo que sejam grandiosas, mas também realistas e mensuráveis. Comunique suas expectativas com todos os envolvidos.

15. Aceite críticas

Não fique na defensiva e sempre procure algo útil e construtivo em qualquer crítica que receba.

16. Controle o estresse

Nunca deixe ninguém ver seu nervosismo. Sua autoconfiança inspira os outros a confiarem em você.

17. Mantenha o foco

Lembre-se do que foi contratado para fazer. Não deixe que distrações tirem sua confiança em suas habilidades ou daqueles ao seu redor.

18. Aceite os riscos

Os melhores líderes, os que sabem como melhorar a liderança, estão abertos a oportunidades, aceitando e assumindo os riscos. O medo e o fracasso evitam que as pessoas se arrisquem, mas nenhuma história de sucesso começa com o status quo. Quer se aprofundar nessa dica de liderança de equipe? Então, assista a este webinar gravado:

19. Seja determinado

Uma das grandes dicas de liderança no trabalho! O sucesso é, na maioria das vezes, uma questão de perseverança. Então continue tentando, de diversas maneiras, até que você chegue lá.

20. Tenha várias perspectivas

Tente entender como as coisas funcionam através de todos os pontos de vista. Esteja ciente do que está acontecendo desde a estratégia até a operação. Ter uma perspectiva ampla, somada à atenção meticulosa aos detalhes, permite que você enxergue problemas e oportunidades que sua concorrência perde.

21. Seja honesto

Os melhores líderes são honestos em todos os momentos. Sinceridade é crucial para qualquer um que dependa do respeito e da confiança dos colegas. Se você busca dicas de liderança e motivação, encontrou uma aqui!

22. Seja autêntico

Ser verdadeiro consigo mesmo é o primeiro passo para conseguir liderar seu time com consistência.

23. Acredite em si mesmo

Se você quer que os outros acreditem em você, você deve, primeiro, acreditar em si próprio.

24. Seja um ótimo comunicador

Comunicação é um componente crítico da liderança. E quem sabe como melhorar a liderança domina essa arte. Você precisa de boas habilidades comunicativas para dar direção, motivação, feedback e ouvir sua equipe. Você sabe falar como um verdadeiro líder? Aprenda aqui a desenvolver sua voz executiva!

25. Seja ambicioso

Ter ambição não significa necessariamente ser agressivo ou não se importar com os outros. Use sua ambição para manter altas expectativas para si próprio e para seu time.

26. Aceite o fracasso

Aceitar o fracasso significa que você está aberto aos riscos e a ver lições nos seus erros.

27. Seja confiante

Não importa quão mal você possa se sentir ou o quanto a situação está difícil. Como um líder, você deve vestir a carapuça e mostrar para o mundo que você obterá sucesso. Ter confiança é uma das mais importantes dicas de liderança no trabalho. E a inteligência emocional pode te ajudar muito nisso. Confira mais neste webinar gravado:

28. Recompense o esforço

Não recompense apenas os resultados, recompense as pessoas que trabalham muito e mostram esforço. Liderança é um ponto-chave para 99% de toda tentativa bem-sucedida.

29. Faça a coisa certa

É simples. Se te pedirem para fazer algo ilegal, antiético ou algo que vá contra seus valores, não faça, mesmo se os outros estiverem fazendo. Saber como melhorar a liderança também envolve honestidade e bom exemplo.

30. Dê importância aos relacionamentos

Manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho gera respeito e confiança.

31. Seja confiável

Confiança é a base do sucesso; ela deve ser passada para os outros para que seja recíproca.

32. Seja responsável

Como líder, é seu trabalho ser responsável. Você deve conseguir manter suas promessas e sua palavra.

33. Seja comprometido

Um compromisso visível com seu trabalho e com suas promessas aumenta o respeito que você recebe e impulsiona a produtividade do seu time.

34. Peça feedback

O feedback mais importante que você pode receber é das pessoas que você lidera. Não há como melhorar a liderança sem ouvir os outros. É uma ótima ideia pedir um feedback, pelo menos, uma vez por trimestre. Ficou interessado nesta dica de liderança e motivação? Este vídeo pode ajudar você a como melhorar a capacidade de liderança:

35. Admita seus erros

Quando estiver errado, admita. Quando você errar, peça desculpas e faça o possível para remediar qualquer dano.

36. Seja disponível

Se você trabalha em um escritório, deixe sua porta aberta. Se sua agenda está sempre cheia, informe as pessoas seus momentos de disponibilidade. Construa um relacionamento que mostre ao time sua abertura para diálogo. Líderes acessíveis encorajam os colaboradores a exporem suas ideias. Aprenda a ser um líder acessível clicando aqui.

37. Seja tolerante

É difícil, mas os melhores líderes sabem que o perdão é uma ferramenta que eles devem dominar. É um jeito de que todos sigam em frente sem remorsos e sem medo de errar.

38. Incentive a criatividade

Sempre haverá o momento em que você precisa que alguém pense “fora da caixa”. Para tal, incentive a criatividade no seu time e consiga ideias inesperadas.

39. Delegue

Domine a arte de delegar. Esse é um ponto fundamental de como melhorar a liderança. Com certeza  você deve ouvir esta dica de liderança de equipe. Com um time vencedor no qual cada um trabalhe em algo que domina, você pode conquistar qualquer meta estipulada Aprenda a estabelecer e dar exemplos de metas para seus colaboradores da forma correta neste link!

40. Valorize a equipe

A pior coisa que você pode fazer é não valorizar as pessoas. Pense bem: como melhorar a liderança sem dar valor aos seus liderados? Como líder, é importante que você faça os membros da sua equipe se sentirem valorizados. Isso ajuda a reter os melhores talentos no seu time e inspira todos ao redor a trabalharem melhor.

41. Seja decidido

É muito pior para o seu negócio ter um líder que não consegue tomar decisões. Seja decidido quando a situação fica difícil, mesmo que isso signifique correr riscos.

42. Trabalhe o crescimento da sua equipe

Os melhores líderes estão sempre pensando em como podem desenvolver sua equipe e fazê-la crescer – disponibilizando treinamentos, ensinando novas habilidades ou apenas equipando-os com o que precisam para realizar o melhor trabalho possível. Pode confiar, esta é uma das melhores dicas de liderança no trabalho! E se você quer saber mais sobre como liderar colaboradores se valendo do incentivo à capacitação, este vídeo vai ajudar você:

43. Compartilhe o crédito

Nada grandioso é conquistado por alguém sozinho. É preciso um grupo de pessoas talentosas para fazer coisas maravilhosas acontecerem.

44. Descubra potenciais

Dê tempo e espaço para que seu time desenvolva seus talentos e cultive sua criatividade. Liderança requer descobrir o potencial das pessoas para que estas possam melhorar. Uma ótima ferramenta para reter talentos pela é a Matriz 9 Box. Leia neste post tudo que você precisa saber sobre ela!

45. Seja um mediador

Aprenda a ser mediador para estar preparado caso alguém se torne hostil ou agressivo. Ouça com compreensão e faça o seu melhor para encontrar uma solução positiva.

46. Seja consistente

Consistência mostra ao seu time que você é confiante e estável.

47. Celebre as pequenas vitórias

Esta é uma daquelas grandes dicas de liderança e motivação. A maioria das pessoas espera para celebrar as grandes vitórias, mas comemorar cada ganho no dia a dia motiva o time e faz toda a diferença. Você vai ver que essa é uma das melhores formas de como melhorar a liderança.

48. Seja positivo

Desmotivação acontece, às vezes, mas a habilidade de manter uma atitude positiva vale ouro, tanto para você quanto para seu time. Pense bem: como liderar funcionários se você for um derrotista?

49. Não tolere fofoca

É uma das forças mais tóxicas de um ambiente de trabalho. Não faça parte da fofoca e desencoraje quem o faz de toda maneira possível, principalmente com uma boa comunicação.

50. Seja humilde

Deixe que seu sucesso apareça por você. Mas, lembre-se: não menospreze suas capacidades!

51. Incentive a colaboração

A colaboração ajuda a construir times mais fortes e gerar grandes ideias a partir da interação entre inteligências diferentes. Ideias diferentes – solução de problemas

52. Seja um ouvinte ativo

Comunicação é vital. Quando você ouve, aprende. Líderes precisam ouvir verdadeiramente para entender cada situação. Afinal, como melhorar a liderança sem ouvir seus liderados?

53. Faça o papel de um advogado

Mostre para sua equipe que você os apoia. Entenda suas necessidades e esteja disposto a se colocar em risco por eles.

54. Honre o tempo de todos

Não desperdice tempo com demandas fúteis e reuniões intermináveis. Deixe que todos falem o que precisa ser dito e façam o que deve ser feito da maneira mais eficiente possível. Seu tempo costuma ser desperdiçado em reuniões longas? Saiba como evitá-las clicando aqui! Mais um vídeo para você desenvolver ainda mais sua liderança apredendo a gerenciar seu tempo:

55. Seja um planejador

Sem um bom plano, é fácil adiar tarefas importantes e desperdiçar tempo.

56. Resolva problemas

Os melhores líderes são bons em resolver problemas. Eles o fazem gerenciando conflitos e ajudando as pessoas a aceitarem as soluções e mudanças. Uma das melhores maneiras de liderar colaboradores é mostrar que você tem grande capacidade de resolver problemas.

57. Tenha tempo para perguntas

Sempre separe tempo para que as pessoas perguntem. Isso demonstra que você é um líder que se preocupa com o aprendizado da equipe.

58. Se importe de verdade

A força motriz de qualquer organização de sucesso é o grupo de pessoas que fazem parte dela. Honre essas pessoas com sua devida importância.

59. Mantenha boas habilidades técnicas

Não se esqueça de incluir esta entre as dicas de liderança de equipe: se atualize sempre no que há de novo em tecnologia e em plataformas de mídias sociais para levar sua empresa ao próximo patamar. Afinal, como desenvolver a liderança sem dominar aquilo que de faz?

60. Seja organizado

Seu nível de organização serve como exemplo e pode ajudar a aumentar a produtividade do seu time.

61. Priorize tarefas

Saiba exatamente o que deve ser feito e quando, para que todos possam ter sucesso no cumprimento das mesmas.

62. Mantenha uma agenda

Encontre a melhor maneira para você anotar suas responsabilidades diárias.

63. Estabeleça metas contemplando todo o cenário

Ao planejar e estabelecer metas, pense tanto em curto quanto em longo prazo.

64. Pense proativamente

Esteja preparado para mudanças. Pensar proativamente pode te ajudar a estar alguns passos à frente e evitar problemas que podem ser prevenidos.

65. Adote a diversidade

É necessário construir um time de talentos, pensamentos e perspectivas diversas para criar algo inovador. Sem variedade de opiniões, não tem como melhorar a liderança.

66. Seja adaptável

Como líder, você deve estar disposto a ser ágil. As coisas estão sempre mudando e você tem que ser capaz de seguir o fluxo.

67. Confie na sua intuição

Quando você aprende a confiar em si mesmo, é muito mais fácil para os outros confiar em você.

68. Seja justo

É parte do seu papel como líder insistir que todos sejam tratados de forma justa e equitativa.

69. Seja orientado por soluções

É claro que você enfrentará obstáculos, por isso é importante estar mentalmente preparado com uma perspectiva que o mantenha focado em encontrar soluções em vez de desviar a culpa.

70. Premissas do desafio

Especialmente em um mundo onde a mudança é acelerada rapidamente, a disposição de desafiar o status quo o manterá à frente da concorrência.

71. Abrace a mudança

A mudança é a única constante, e uma boa liderança exige antecipar e se adaptar às mudanças de todos os tipos. Afinal, como desenvolver a liderança se você ficar preso a regras e atitudes do passado?

72. Pratique a persuasão

Quando você pode convencer os outros a acreditar em sua causa, a crença deles irá estimulá-los a trabalhar duro e ser criativos.

73. Seja um treinador

Lidere, oriente e eduque os membros de sua equipe para produzirem o máximo de resultados.

74. Seja um mentor

Os melhores líderes são os melhores mentores. Eles guiam os outros pelo território pelo qual passaram antes.

75. Seja um defensor

Ajude os membros de sua equipe a obter o que precisarem para alcançarem sucesso e crescimento.

76. Encontre um treinador

saber como melhorar a liderança é ajudar os outros, mas encontrar seu próprio coach ajudará você a se manter no topo do desenvolvimento profissional e pessoal.

77. Seja flexível

Um líder forte nem sempre quer ou precisa estar certo. Esteja aberto para as opiniões dos outros.

78. Seja um negociador

Encontrar soluções justas e benéficas para todos fará de você um grande líder.

79. Seja engenhoso

Quando você não tiver a resposta que precisa, confie na sua capacidade de encontrar uma. Deixe que os outros vejam como você responde aos desafios para que eles saibam que não precisam fingir que sabem tudo.

80. Seja sempre um estudante

Para ficar no topo do seu jogo, esteja sempre aprendendo algo novo.

81. Desenvolva novas habilidades

Mantenha suas habilidades atualizadas para que você possa ter um desempenho máximo como líder. Para isso, que tal mais 25 dicas de liderança de equipe?

82. Seja apaixonado

Mantenha seu propósito sempre à frente e no centro e sua paixão será contagiante para toda a equipe.

83. Comemore conquistas

Não hesite em elogiar. Celebrar as conquistas aumenta a moral e motiva os outros a dar o seu melhor.

84. Capriche no visual

No ambiente descontraído de hoje, tenha orgulho de sua aparência para aumentar sua autoconfiança e inspirar os outros a fazer o mesmo.

85. Leia todos os dias

A melhor maneira de acompanhar o que está acontecendo no mundo é se manter atualizado com sua leitura. Seja diversificado lendo livros, revistas e fontes online.

86. Tenha empatia

Entender os pensamentos e sentimentos das pessoas é valioso para formar boas conexões. Se você deseja descobrir como melhorar a capacidade de liderança, siga esta dica!

87. Demonstre interesse nas pessoas

Incentive sua equipe a falar sobre si, demonstre interesse real em suas vidas fora do trabalho. Não tem como liderar funcionários sem demonstrar interesse.

88. Gerencie seu tempo com sabedoria

Quanto melhor você gerencia seu tempo, mais tempo você terá para resolver as coisas e aproveitar sua vida.

89. Aceite seus defeitos

Mesmo que esteja se esforçando para ser um líder perfeito, aprender a trabalhar seus defeitos faz de você humano.

90. Tire um tempo para respirar quando estiver estressado

Quando o estresse estiver tomando conta, pare e respire. Isso te ajudará a acalmar e clarear a mente.

91. Seja destemido

Como líder, você deve saber como enfrentar os riscos. Não tenha medo de aproveitar as chances que aparecerem.

92. Esteja sempre atento

Estar atento a cada momento te ajuda a concentrar no presente, ter foco e fazer tudo melhor – até mesmo relaxar, quando é o momento certo. Esta é uma das grandes dicas de liderança de equipe.

93. Seja uma pessoa inspiradora

Não tem como melhorar a liderança sem inspirar. Liderar os outros para alcançarem grandes feitos é parte de estabelecer metas, expandir sua empresa e administrar uma operação de sucesso. Essa é a base da inspiração.

94. Faça alguma atividade física

Separe algum tempo todos os dias para exercitar seu corpo, mente e alma.

Texto adaptado daqui.

Gostou dessas dicas de liderança de equipe? Já as aplica no seu dia a dia? Fique ligado em nossas postagens, sempre compartilharemos outras atitudes que você pode tomar para se tornar um grande líder! E já que estamos falando em dicas de liderança no trabalho, mais 7 para você:
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