O número de startups no Brasil tem crescido cerca de 20% ao ano, segundo estimativas da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
Além de muita pesquisa para oferecer uma solução diferente ao mercado e perfil empreendedor para fazer o negócio dar certo e prosperar continuamente, essas startups precisam ainda prestar atenção nos chamados indicadores para startup.
Os indicadores, também conhecidos como KPIs (do inglês Key Performance Indicators), garantem que a empresa mensure seus resultados, melhore sua produtividade e possa ter uma visão de crescimento mais adequada.
O amadurecimento de startups no Brasil deve muito aos indicadores de startup. Ao utilizá-los da maneira correta, é possível analisar melhor os erros e acertos e prospectar as metas com mais clareza e efetividade.
Conheça os principais indicadores, como calcular e exemplos para se inspirar e analisar se sua startup está no caminho certo!
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Existem vários indicadores para startup que podem ser úteis para empreender e analisar a saúde financeira do negócio. As receitas e despesas, por exemplo, são importantíssimas, assim como o número de vendas.
O número de clientes na base, leads e leads qualificados para conversão são alguns exemplos de indicadores naturalmente buscados pelos donos de startups.
Mas também existem alguns que necessitam de cálculos simples e que podem fazer toda a diferença na gestão da startup.
Por isso, conheça seis dos principais!
O custo de aquisição de cliente (CAC) mensura o quanto você está investindo na startup para de fato conquistar novos clientes. Com ele, também é possível analisar como está a penetração do produto ou serviço.
Como calcular?
Some todos os custos que têm para adquirir novos clientes, sejam eles posts patrocinados nas redes sociais ou outras ações de marketing e vendas, e divida pelo número de clientes únicos.
O importante é que o valor não ultrapasse a receita gerada por cliente.
Exemplo: você gastou R$ 200 com uma campanha e conseguiu 200 clientes. O CAC foi de R$ 1,00.
O ticket médio é o valor médio de compra de cada consumidor. Ou seja, quanto aquele cliente gasta com os produtos ou serviços que você está vendendo, em determinado período.
Para calcular, basta somar a receita total do volume de vendas e dividir pelo número de clientes que fizeram compras naquele período.
A churn rate também é conhecida como a taxa de evasão de clientes. Ou seja, quantos consumidores estão deixando de ser ativos na base?
Dependendo da resposta, é possível entender se os métodos para fidelizar seus clientes são os mais adequados. Também fica claro se você precisa gastar mais com novas aquisições (aumentar o CAC).
É claro que adquirir novos clientes sempre será mais caro do que manter os existentes. Por isso, se esforce para oferecer um bom atendimento ao cliente, suporte e produto de qualidade.
A ideia é alcançar um churn negativo, quando a receita extra gerada pela base de clientes ativos é maior do que a receita perdida pelos cancelamentos.
Mas caso ela exista, contanto que seja menor que 5%, é considerada aceitável. Porém, é preciso tomar providências.
Para calcular esta métrica, pegue o número de clientes que cancelaram o serviço no período e divida pelo número total de clientes ativos no último mês.
Exemplo: se 1 a cada 20 clientes cancelam o produto por mês, a taxa de churn está sendo de 5%.
Entre os indicadores para startup, outro bastante valioso é o Lifetime Value (LTV).
Basicamente, a métrica indica quanto o cliente produz de receita para a startup em um período, desde que fez sua primeira compra. Quanto maior for o resultado, melhor.
Para calcular, multiplique o valor médio de receita por cliente (ticket médio) pelo tempo de permanência na base.
O ideal é que o LTV seja maior para que o negócio possa ser lucrativo.
O Net Promoter Score (NPS) é um dos indicadores para startup que medem a satisfação do cliente. Com ele você percebe se há algum problema eminente aumentando o churn da startup, entre outras análises.
Geralmente, calcula-se com base em pesquisas com escalas de 0 a 10. Por exemplo, com a pergunta “Qual a probabilidade de você recomendar a empresa?”
Para calcular o NPS, deve-se fazer a subtração entre o percentual de detratores e promotores. Detratores seriam as notas entre 0 a 6, promotores 9 e 10. Entre 7 e 8, seriam os votos neutros.
Você pode interpretar as notas com base em classificações como a Zona de Excelência (NPS entre 75 e 100); Zona de Qualidade (entre 50 e 74); Zona de Aperfeiçoamento (entre 0 e 49) e Zona Crítica (NPS negativo, entre -100 e -1).
Confira esta ilustração:
Conheça também: [eNPS] Employer Net Promoter Score: o que é esta métrica?
Além dos outros indicadores para startup, o fluxo de receita recorrente é extremamente importante para atrair investidores. Pois saber com quantos usuários ativos mensais sua startup pode contar e qual a receita que eles proporcionam, ajuda muito a avaliar o valor de um negócio.
O cálculo é simples, uma vez que traz a receita vinda de clientes fixos. Quanto maior for, mais estável será o negócio.
Você sabe como gerenciar indicadores de desempenho? Então, confira este vídeo do nosso canal no YouTube:
Nem sempre os KPIs mais importantes serão os mesmos entre startups diferentes. Por isso, veja quais indicadores são relevantes para o crescimento da sua empresa e tente melhorá-los sempre que possível.
Interprete além dos números, a tendência que os indicadores seguem e o que podem te mostrar.
Isso ajudará a compreender o futuro da empresa e tomar decisões mais planejadas, com base em uma visão ampla de negócio.
Nunca é tarde para descobrir: Você sabe o que é uma empresa Startup?
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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
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