A questão “como trabalhar com WhatsApp” não está no título deste conteúdo por acaso. Afinal, o WhatsApp se tornou o aplicativo mais popular do mundo, ultrapassando o Facebook ainda em 2018, segundo o relatório da empresa de análise App Annie.
Constantemente saem pesquisas que comprovam a popularidade da plataforma de mensagens instantâneas.
Segundo um levantamento da Conecta, do IBOPE Inteligência, o WhatsApp já era utilizado por 93% dos brasileiros em 2015.
O segundo e terceiro aplicativos da lista (Facebook e YouTube) apareciam com 79% e 60%, respectivamente. Outras tantas pesquisas mostram inclusive que o Brasil fica sempre no top 3 dos países com maior uso regular do WhatsApp.
Confira este gráfico, retirado da pesquisa:
No mundo, são mais de 1 bilhão de usuários em mais de 180 países. E estes números, é claro, também fizeram com que as empresas se atentassem para o potencial do aplicativo.
Seja na busca por um melhor relacionamento com clientes ou para mais resultados gerais do negócio, a questão é que hoje já é possível utilizar o WhatsApp como ferramenta de trabalho.
Quer saber as melhores formas de como trabalhar com WhatsApp? Como alcançar maior lucratividade para a sua empresa com ajuda desse aplicativo?
Então, acompanhe o conteúdo e amplie suas vendas de uma maneira simplificada e sem custo!
Leia também: A gestão de mudanças organizacionais na era das mídias sociais
A verdade é que ficou mais fácil usar o WhatsApp como ferramenta de trabalho. Por quê?
Porque foi lançada a extensão WhatsApp Business, especialmente como um novo canal de comunicação corporativa.
Trata-se de um aplicativo gratuito e semelhante ao WhatsApp convencional. Porém, voltado especialmente às pequenas e médias empresas (PMEs) que desejam usar o app de mensagens para se comunicar com seus clientes.
Os principais recursos da plataforma que podem te ajudar a trabalhar com o WhatsApp por meio do Business incluem:
Um sistema de automatização permite que você personalize mensagens de acordo com os valores da empresa e programe o envio em situações determinadas.
Você pode, por exemplo, definir uma mensagem padrão de saudação ou para um período em que estiver ausente. Assim o cliente sente que sempre poderá contar com o seu suporte pelo app com que já está familiarizado.
Já que o WhatsApp Business é feito exclusivamente para as empresas, ao cadastrar seu número – que pode ser móvel ou fixo – o app logo te dará direito a um perfil empresarial.
Ele servirá como um cartão de visitas prático para o cliente encontrar informações úteis do estabelecimento, como endereço, telefone e horários.
A ideia é que você possa notificar os clientes a qualquer hora sobre diferentes questões envolvendo o seu negócio.
Além disso, outra possibilidade é a de configurar respostas rápidas para perguntas frequentes, agilizando o atendimento.
As etiquetas do WhatsApp Business permitem que você organize os contatos e as conversas. Portanto, explore este recurso.
Você pode criar etiquetas para marcar quais são os novos clientes, quais têm pagamentos pendentes ou finalizados, etc.
O aplicativo também traz estatísticas de mensagens recebidas e respondidas, entre outras.
Isso permite um gerenciamento mais adequado, além de análises sobre o uso do app pela empresa.
Outra informação relevante que se pode conseguir são os clientes que mais se engajam com a marca usando o WhatsApp.
Vale destacar que, mesmo antes da nova plataforma ser lançada, pesquisas como a da consultoria Morning Consult mostravam que quatro entre cinco empresas já utilizavam o WhatsApp para se comunicar com seus consumidores.
Foi isso o que justificou o lançamento de uma extensão própria para empresários.
Após um ano de seu lançamento, o WhatsApp Business alcançou o número de 5 milhões de empresas cadastradas no mundo.
Somente com as 5 funcionalidades do WhatsApp Business que destacamos acima já é possível ter uma ideia de como trabalhar com WhatsApp nas vendas e também como estratégia de marketing.
Mas ainda temos algumas dicas para te passar. Inclusive no que diz respeito ao gerenciamento de equipe. Vamos a mais 5 delas?
Criar um grupo da empresa para que os colaboradores de uma mesma equipe possam se comunicar é uma das formas mais efetivas de como trabalhar com WhatsApp.
Ao invés de insistir em e-mails fora de hora e reuniões demoradas, você pode explorar o grupo como uma forma simples e rápida de passar uma mensagem relevante.
Acaba sendo uma maneira democrática e espontânea de interação. Afinal, praticamente todos utilizam o aplicativo e terão acesso inclusive para responder em tempo real.
Além do uso interno, você também pode utilizar grupos e listas de transmissão para enviar informações aos principais clientes. Vale destacar que, para colocar números em um grupo, é importante receber autorização dos contatos.
Já uma lista de transmissão reúne destinatários pré-determinados para que você possa enviar a mesma mensagem rapidamente para vários contatos de uma vez.
Todos aqueles com seu contato adicionado no telefone receberão sua mensagem. Porém, não terão acesso às informações de outros contatos da lista.
Quando responderem, as mensagens também serão enviadas somente para você.
A divulgação de ofertas e promoções pelo WhatsApp é mais uma forma simples de comunicar uma ação.
Sem precisar investir grandes valores, você tem uma possibilidade nova de marketing para a empresa.
E, assim, as informações são mais fáceis de se espalhar pela rede, por meio do compartilhamento de outros usuários. Mas lembre-se sempre de enviar imagens atrativas e não abusar na quantidade de mensagens.
O perfil comercial do WhatsApp também pode servir para receber feedbacks construtivos dos clientes.
Tente criar listas de contatos que realizaram compras com a empresa nos últimos tempos e pergunte sobre sua experiência com a marca.
A grande vantagem é que os comentários, mesmo quando negativos, não tendem a prejudicar a imagem da empresa porque não são públicos. E, ao mesmo tempo, dão a chance de se retratar com o consumidor e buscar melhorias para os próximos atendimentos.
A princípio, é importante que o WhatsApp sirva como um canal de comunicação entre a empresa e os clientes e leads. O propósito inicial é aproveitar mais esta possibilidade de contato para esclarecer dúvidas e melhorar o atendimento.
Mas, uma vez que você pode enviar ofertas e receber contatos com mais agilidade pelo app, você também passa a ter a oportunidade de fechar vendas diretas pelo aplicativo.
Não perca essa chance e tente pensar em formas criativas de atender o cliente por completo, poupando-o de ir até outro ambiente, mesmo que virtual, para finalizar seu atendimento.
Neste vídeo de Kerlia Souza, você pode ver mais algumas dicas:
E então, o que achou dessas dicas de como trabalhar com WhatsApp? Comece agora mesmo a utilizar o Business e amplie suas vendas, melhore o relacionamento e fidelize seus clientes!
Confira também em nosso blog: Como utilizar o Facebook, Instagram e LinkedIn como redes sociais para negócios
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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
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