O que é comunicação integrada: conceito, como funciona e principais benefícios

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O que é comunicação integrada
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Você sabe o que é comunicação integrada?

O desenvolvimento tecnológico, a transformação digital nas empresas e o advento de inúmeras ferramentas de comunicação ampliaram, significativamente, os pontos de contato entre as marcas e os seus clientes.

Por isso, saber lidar com esses recursos e se comunicar de maneira eficiente acaba sendo um grande diferencial competitivo.

Porém, uma mesma informação pode se perder em diferentes mensagens e formatos. Nesse sentido, é função da comunicação integrada garantir que todas as comunicações da empresa estejam devidamente alinhadas com um objetivo maior, organizando o fluxo de informações.

Neste artigo você vai descobrir um pouco mais sobre o que é comunicação integrada. Verá, também, como funciona e quais os principais benefícios dessa prática para os negócios.

Veja mais: Ferramentas de comunicação empresarial que estão revolucionando a maneira de trabalhar

O que é comunicação integrada?

A comunicação organizacional integrada trata de uma série de estratégias que uma empresa utiliza para passar algum tipo de mensagem aos seus públicos.

Esses públicos podem ser:

  • Clientes;
  • Prospects;
  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Investidores;
  • Sócios;
  • Parceiros;
  • Comunidades.

Além de qualquer outro grupo que se relacione com as atividades da empresa, os chamados stakeholders.

As ações de comunicação integrada geralmente são divididas em:

  • Assessoria de Imprensa;
  • Relações Públicas;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Marketing;
  • Comunicação Interna.

A comunicação integrada, por sua vez, nada mais é que o alinhamento de todos esses grupos citados.

Isto é: o conjunto de esforços e estratégias comunicacionais devidamente articulados com o intuito de agregar valor à marca e consolidar sua imagem perante a públicos específicos.

A comunicação organizacional integrada tem como objetivo também unificar tudo o que a empresa comunica. Dessa forma, permitindo uma atuação sinérgica entre os diferentes setores e garantindo que a “voz” seja a mesma.

Isso significa, por exemplo, que a mensagem divulgada em um e-mail marketing deve estar de acordo com a mensagem passada em um post no Facebook da empresa.

Mas sobre isso trataremos mais à frente.

Veja também: Descubra como resolver problemas de comunicação na empresa

Como funciona a comunicação integrada?

Agora que você já sabe o que é comunicação integrada, vamos clarear mais as ideias mostrando como ela funciona.

Basicamente, a comunicação organizacional integrada trata todo o processo comunicacional da empresa a partir da perspectiva de quem receberá a mensagem, seja público interno ou externo.

Para alcançar uma integração efetiva, é preciso antes estabelecer uma Política de Comunicação Integrada. Trata-se de um documento que deverá refletir a história da empresa, seu posicionamento e a forma com que ela se relaciona com os stakeholders.

O objetivo da Política de Comunicação Integrada é otimizar os esforços e os recursos disponíveis. Além disso, deve propagar os valores organizacionais, diretrizes de conduta, objetivos comunicacionais e estratégias de comunicação integrada.

Leia em nosso blog: 4 estratégias de comunicação para engajar colaboradores

O plano de comunicação integrada

Feito isso, é hora de elaborar o Plano de Comunicação Integrada. Nessa etapa tático-operacional, são colocadas todas as ações das equipes de comunicação, direcionando cada atividade.

Aqui são definidos também os stakeholders, os canais de divulgação das mensagens, o tipo de conteúdo que será passado, os recursos necessários, o orçamento disponível e os indicadores de desempenho.

No caso dos stakeholders, é preciso segmentá-los de acordo com suas necessidades de comunicação específicas. Isso porque você pode acabar sobrecarregando determinados públicos de interesse com informações que não necessariamente vão gerar valor para eles.

A partir dessa segmentação, fica mais fácil também determinar quais canais são mais adequados para cada público, que tipo de conteúdo deverá ser produzido para atender perfis específicos e qual linguagem deverá ser utilizada para garantir maior clareza e entendimento.

Indicadores de desempenho

Para compreender se as estratégias adotadas estão, de fato, dando os resultados esperados, é fundamental definir quais serão os indicadores de desempenho.

Afinal, é a partir deles que você saberá se está tudo indo bem ou se é necessário fazer determinados ajustes no Plano.

Para fazer a comunicação integrada funcionar, o importante é unificar a mensagem que a sua empresa quer passar. Por isso, faça reuniões periódicas com as equipes para se certificar de que todos estão cientes e alinhados em relação àquilo que a organização quer passar para seus públicos.

Outra dica para garantir a coerência e a coesão do discurso organizacional é padronizar a identidade visual da empresa. A arte do cartão de visita, por exemplo, não pode estar diferente da sua assinatura de e-mail. A ideia, os elementos visuais e o discurso de um anúncio na TV devem ser os mesmos transmitidos em um anúncio pago nas redes sociais.

Quer entender ainda melhor como integrar a sua comunicação na prática? Então, acompanhe este vídeo produzido pela Amcham Brasil:

Os benefícios da comunicação integrada

Em linhas gerais, pode-se dizer que o maior benefício que as ações de comunicação integrada trazem é a maior efetividade da Promoção, que é um dos 4 Ps do Marketing.

Isso porque uma mensagem unificada tende a gerar mais impacto do que uma série de mensagens fragmentadas e desconexas.

Veja abaixo outros benefícios que a comunicação integrada pode trazer para o seu negócio.

  • A comunicação integrada ajuda a prevenir ruídos e informações desencontradas;
  • A imagem da marca é reforçada para com o seu público;
  • A percepção que os clientes têm da empresa também é impactada;
  • As chances de ocorrer crises internas diminuem;
  • Redução de custos com ações ineficientes;
  • Construção de um posicionamento sólido da marca;
  • Diminuição de boatos e fofocas entre o público interno;
  • Redução da rivalidade tóxica entre equipes.

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Conheça também: 8 dicas para garantir o melhor feedback coletivo em sua empresa

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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