Como planejar o crescimento de uma empresa? Confira 6 ações que funcionam

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Como planejar o crescimento de uma empresa
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Todo início de ano costuma ser tomado por aquele sentimento de otimismo, de que as coisas vão se ajeitar e de que vai dar tudo certo.

Por isso, aproveitando esse embalo, que tal descobrir como planejar o crescimento de uma empresa?

Separamos aqui 6 dicas que vão te ajudar a dar um gás nos negócios e a torná-lo mais competitivo.

Confira!

Confira também: Entenda o que é a Matriz Ansoff e como aplicar na prática para fazer escolhas de crescimento de sua empresa

6 dicas de como planejar o crescimento de uma empresa

1 – Análise de períodos anteriores

A primeira dica de como planejar o crescimento de uma empresa tem a ver com olhar para trás e fazer uma autoavaliação do seu empreendimento.

Nos últimos anos, como tem sido a evolução do seu negócio? O que deu certo e o que deu errado nas suas estratégias? A intenção aqui é fazer uma retrospectiva das principais ações e resultados da empresa durante o período escolhido.

A partir desse momento de reflexão e de análise, é possível compreender melhor o atual momento em que a sua empresa se encontra. Depois, traçar os objetivos e as formas de alcançar esses objetivos. Mas sobre isso trataremos mais à frente.

2 – Análise SWOT

Você sabe quais são as forças e as fraquezas do seu negócio? Uma boa forma de descobrir isso é por meio da chamada Análise SWOT, que também auxilia o gestor na identificação de oportunidades e ameaças.

Estar atento a esses quatro importantes aspectos é fundamental para a elaboração do plano de desenvolvimento da sua empresa, pois isso te ajudará a entender o que pode impulsionar e o que pode retrair seu empreendimento.

Confira um modelo de matriz SWOT:

Como planejar o crescimento de uma empresa

3 – Estudo de mercado

Estudar o mercado é um importante passo para quem quer saber como planejar o crescimento de uma empresa.

Isso porque as estratégias a serem traçadas para fazer o negócio crescer devem considerar fatores como concorrência e público-alvo. Fazer uma boa pesquisa pode ajudar bastante, nessa hora.

Por meio desse tipo de estudo, é possível compreender o comportamento do público ao qual seus produtos ou serviços são direcionados, como padrões de compra, preferências, satisfação, relacionamento com o cliente, etc.

Além disso, o estudo de mercado possibilita identificar em que aspectos você é “melhor” ou “pior” que o seu concorrente.

Com todas essas informações reunidas, fica mais fácil entender o terreno em que a sua empresa está pisando e estabelecer estratégias e planos de ação com mais clareza, segurança e assertividade.

Quer conhecer melhor o mercado? Baixe nossa ferramenta gratuita: Análise das 5 forças competitivas de Porter

4 – Definição de metas inteligentes

Chegamos àquele que talvez seja o momento mais importante de como projetar o crescimento de uma empresa.

“Crescer” é uma expressão muito vaga, principalmente no mundo corporativo. É preciso quantificar esse crescimento e, para isso, é necessário estabelecer metas para esse crescimento.

Afinal, de nada adianta caminhar sem saber onde quer chegar.

Tendo isso em vista, procure definir metas inteligentes, que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo determinado.

Evite metas impossíveis de serem atingidas, pois isso só vai desmotivar as equipes durante o processo e prejudicar os resultados.

Ao mesmo tempo, não subestime seus colaboradores colocando metas muito fáceis; encontre um equilíbrio razoável.

Confira o infográfico com as dicas de como definir metas SMART:

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5 – Projeção de cenários

Saber como projetar o crescimento de uma empresa é também saber como projetar possíveis cenários futuros.

Essa dica é importante porque vai te ajudar a prever certos rumos que o seu negócio pode acabar tomando, o que é bom para te deixar preparado para enfrentar o que possa vir a acontecer.

A partir dessas projeções, diminui-se o risco de surpresas desagradáveis durante o caminho, as quais podem ser ocasionadas por diversos motivos: instabilidade política e econômica, inflação, juros, dólar, etc.

Assim, é possível compreender como a empresa se comportaria frente à diferentes situações e preparar estratégias alternativas para corrigir falhas ou para aproveitar oportunidades que forem surgindo.

Confira este vídeo do nosso canal do YouTube e saiba mais sobre como analisar cenários:

6 – Planejamento financeiro

Não há como projetar o crescimento de uma empresa sem fazer um planejamento financeiro.

Isso porque as finanças são aquilo que dá sustentação ao negócio. Em outras palavras, se não há dinheiro, não há empresa.

Portanto, faça um diagnóstico da atual situação econômica da empresa, considerando fluxo de caixa (receitas e despesas), capital de giro, investimentos, dívidas, etc.

A partir das informações recolhidas, é possível definir um planejamento financeiro. Ou seja, quais deverão ser as suas prioridades, que direcionamento você vai dar ao seu dinheiro, quais cortes precisarão ser feitos, etc.

Lembra das metas inteligentes que vimos na dica 4? É de extrema importância que elas estejam alinhadas com suas finanças, pois de nada vai adiantar traçar metas que extrapolem a realidade do caixa da empresa.

Essas foram as nossas 6 dicas de como planejar o crescimento de uma empresa. Agora que você já sabe o que fazer, que tal colocar tudo isso em prática?

Lembre-se de que todo planejamento deve ser revisto de forma periódica para realização de ajustes.

Veja mais: Como implantar avaliação de desempenho em uma empresa e orientar o crescimento da equipe

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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