Conheça as principais vantagens e desvantagens da terceirização

CONTEÚDO

vantagens e desvantagens da terceirização
vantagens e desvantagens da terceirização

CONTEÚDO

Você já parou para pensar no tempo que perde fazendo coisas que não dão lucro para sua empresa?

Emissão de notas fiscais, contabilidade, RH, manutenção e até limpeza de escritórios… Se sua empresa não é de tecnologia, por exemplo, faz algum sentido ter uma equipe própria de TI?

Nesse sentido, a terceirização pode ajudar. Dessa forma, você pode focar no core business de sua empresa e deixar outras tarefas de lado.

Confira, neste post, as vantagens e desvantagens da terceirização!

Por que terceirizar?

Conforme uma empresa vai crescendo, também aumentam as responsabilidades, tarefas e os objetivos a serem cumpridos. Muitas vezes, a demanda se torna tão excessiva que as equipes contratadas pela organização não dão conta de atendê-la.

A terceirização (chamada de outsourcing, em inglês) aparece como uma solução para esses casos. Assim, ao invés de perder o controle com o acúmulo de funções, você pode reestruturá-las. Passar determinada atividade para um profissional terceiro é uma forma de garantir excelência em outras áreas, fora do core business.

Desta forma, você torna sua empresa mais comprometida com os resultados e dá atenção para as mais variadas necessidades. Mas, é claro, tudo deve ser feito com muita cautela, a começar pela seleção desse serviço terceirizado.

Há vantagens e desvantagens na terceirização, mas tudo irá depender de como a empresa se comporta diante deste modelo.

Por isso, conheça, a seguir, um pouco mais sobre a terceirização nas empresas e como ela pode influenciar nos resultados da empresa.

O que é a terceirização?

Antes de entender as vantagens e desvantagens da terceirização, vamos compreender definitivamente o que é terceirização nas empresas.

A terceirização nada mais é do que a contratação de empresas ou profissionais autônomos para a realização de atividades específicas. Na verdade, atribuir tarefas a um terceiro é uma forma de atender necessidades diversas sem se sobrecarregar.

Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro em contratações e treinamento. Assim, a terceirização aparece como facilitadora na rotina.

Atividades que complementam o negócio passam a ser responsabilidade de uma prestadora de serviços de confiança. Com isso, a empresa evita grandes preocupações e pode se dedicar ao seu core business, o foco principal do negócio.

Como funciona a terceirização

A terceirização é também uma forma de organização estrutural. Muitas empresas preferem terceirizar certas atividades ao invés de realizar processos de recrutamento e contratar mais funcionários para um trabalho.

Leia aqui a importância do Documento Básico de Entrada (DBE) para contratar serviços de terceiros

Para repassar as atividades a um terceiro, é preciso estabelecer um contrato de prestação de serviços que seja benéfico para as duas partes. A legislação apoia esse tipo de contrato.

Confira este resumo da nova legislação sobre terceirização, divulgado pela CIESP:

vantagens e desvantagens da terceirização

O site GetNinjas é um exemplo de plataforma que liga empresas e profissionais de todo o Brasil. Com ele, é possível cadastrar um pedido de acordo com a necessidade do negócio, receber orçamentos dos serviços de terceiros e negociar diretamente com o profissional.

O foco está na rapidez do atendimento, facilidade e qualidade do serviço.

Agora, sim! Vamos as vantagens e desvantagens da terceirização.

Vantagens e desvantagens da terceirização

Vantagens da terceirização

Veja abaixo algumas das principais vantagens da terceirização.

1- Foco no core business

Quando terceiriza uma “atividade-meio”, você passa a dar continuidade no que verdadeiramente traz resultados e lucros para a empresa. Assim, a atividade principal, o core business e as estratégias necessárias para buscar crescimento recebem toda sua atenção e cuidado.

2- Produtividade

O aumento no ritmo de trabalho e em produtividade é mais uma vantagem da terceirização. Muitas vezes, ela também possibilita a melhora na qualidade do serviço oferecido.

3- Otimização

A terceirização permite a otimização nas atividades que trazem resultados para a empresa. Ninguém precisa ficar sobrecarregado, uma vez que os processos e as atividades são distribuídos de maneira adequada, de acordo com as necessidades do mercado.

4- Economia

Com menos contratações de espaço físico da empresa (e menos manutenção desse espeço!) além de menos investimento em estrutura, a economia é uma vantagem clara da terceirização.

O custo da empresa passa a ser menor e, mesmo sem muito investimento, o crescimento é contínuo.

Saiba mais: 5 ideias para reduzir custos na empresa sem afetar sua produtividade

Desvantagens da terceirização

A terceirização na empresa pode ter algumas desvantagens, mas que dependem muito do cuidado com essa contratação.

Alguns cuidados que você deve ter envolvem:

1- Fiscalização

Para garantir que não haja perda na qualidade do trabalho, fiscalize constantemente o que está sendo feito pela empresa contratada.

A terceirização de fato aumenta a produção, mas quem está mais preocupado com a qualidade do serviço final será sempre o gestor da operação principal.

Por isso, conheça exatamente a empresa que ficará com os seus serviços e adquira confiança nela.

2- Busca pelo parceiro ideal

Você provavelmente investirá um pouco de tempo para encontrar os parceiros ideais. Afinal, não é porque se trata de uma terceirização que os colaboradores não devem ter comprometimento e se mostrarem eficientes.

Em algumas áreas, há muitos profissionais que terceirizam o mesmo serviço, e você deve fazer uma avaliação criteriosa para chegar a uma conclusão e escolha final.

3- Planejamento

A falta de planejamento pode prejudicar os resultados buscados por uma terceirização.

Caso as mudanças sejam repentinas na estrutura, isso acaba sendo uma desvantagem para os profissionais que já estão com a empresa há um tempo.

Veja mais: Como liderar mudanças com a execução da estratégia?

4- Dependência

A dependência de terceiros acaba aumentando e isso pode gerar uma falta de controle pelo gestor.

É importante estar sempre em contato e com um plano de comunicação eficiente para não perder a identidade da empresa.

Mesmo com a terceirização, não se deve esquecer o perfil da empresa contratante nem perder a autonomia do negócio. A terceirização deve ser um complemento.

Ficaram claras para você as vantagens e desvantagens da terceirização? Você já precisou terceirizar um serviço? Como foi a sua experiência? Compartilhe com a gente!

O STRATWs ONE é um software de acompanhamento de performance empresarial que pode ajudar sua empresa a focar no que importa.

Fácil de usar e com muitos recursos, ele permite controlar a performance de colaboradores, incentivá-los, gerenciar portfólio de projetos e muito mais.

Banner 16 Conheça as principais vantagens e desvantagens da terceirização